Por CBTM
Ao longo dos meses de março e abril, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitarão quatro regiões do país para avaliar a infraestrutura e as instalações esportivas das cidades que receberão ou se candidataram para receber os Jogos Escolares da Juventude.
O roteiro tem início pelos dois municípios que organizarão as edições de 2013 da maior competição esportiva escolar do país: Natal (RN) e Belém (PA). Depois, o grupo segue para avaliar as candidatas a organizar o evento em 2014: Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
A partir deste domingo, 03, um grupo de sete representantes do COB desembarca na capital do Rio Grande do Norte, sede da etapa para alunos de 12 a 14 anos, onde fica até o dia 06. De lá, segue para Belém, onde, a partir do dia07, avaliarão as condições da cidade que receberá a fase de 15 a 17 anos.
As visitas serão lideradas pelo Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner. Nestas cidades, o COB se reunirá com governadores, secretários, autoridades locais e empresários do setor hoteleiro. Além disso, visitarão ginásios, pistas, piscinas, hospitais e universidades.
--- As visitas precursoras são essenciais para o sucesso do evento. Procuramos avaliar as condições dos locais de competições e da infraestrutura das cidades para receber o evento. Em alguns casos, o COB procura apontar melhorias para que a cidade seja beneficiada com a realização da competição. A parceria com os governos locais é fundamental para o êxito da organização ---, destaca Edgar.
A CBTM conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.