Por CBTM
Neste primeiro dia de competições, dentro da Copa Brasil de Tênis de Mesa Centro-Norte-Nordeste I, etapa de Brasília, Distrito Federal, acontecem as disputas do Rating Olímpico. Apesar disso, um atleta Paralímpico se aventura dentre os demais.
Alexandre Pereira Alfon, mesatenista paralímpico da Classe 10, representante do ADEFA Amazonas, aproveita ao máximo a etapa brasiliense da Copa Brasil para se preparar para os próximos desafios.
Além dos adversários dentro das competições, o atleta paralímpico do estado do Amazonas enfrenta o problema: conciliar os treinos com o trabalho.
--- Estou as vésperas de uma das competições mais importantes do Tênis de Mesa paralímpico e é difícil ter a compreensão no local onde trabalho, além disso estou me formando no meio do ano, fica complicado treinar o suficiente. ---, explicou o mesatenista.
Afon falou ainda da importância de jogar também a competição entre atletas olímpicos: --- Desde o meu primeiro contato com o meu treinador Israel Barreto, traçamos uma meta de que até o final de 2013 eu consiga figurar entre os mesatenistas do Rating A (principal da categoria).
O mesatenista do amazonas comentou também como usa a competição olímpica para a preparação para os eventos paralímpicos da modalidade.
--- O Israel é muito experiente, conhece o Tênis de Mesa como poucos em Manaus. Ele me mostrou como é importante disputar o olímpico para conhecer todos os níveis de adversários e estilos de jogo diferentes do que encontro no paralímpico. ---, finalizou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.