Por CBTM
Mesmo com a Copa Brasil de Tênis de Mesa em andamento, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) não deixa de realizar ações para o desenvolvimento da modalidade. O Coordenador Geral de Arbitragem da CBTM, Adalberto Ferraz, realizou um treinamento para os árbitros envolvidos na Copa de Brasília.
Adalberto tomou a iniciativa de realizar um treinamento de capacitação para os árbitros que almejam fazer a prova de ‘árbitro internacional’, que é feita pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), e que acontece de dois em dois anos.
--- Tive a ideia de fazer este curso de capacitação após a realização da última prova de árbitro internacional da ITTF. Na ocasião 16 árbitros brasileiros fizeram o exame e apenas quatro foram aprovados. ---, explicou o Coordenador.
Ainda de acordo com Adalberto, a arbitragem brasileira está muito qualificada na parte prática (atuando), porém, não têm a mesma desenvoltura na hora de fazer a prova, seja pelo nervosismo, ou pela falta de costume. O nosso objetivo é aumentar o número de aprovações.
--- Quero esses testes aconteçam em todas as etapas da Copa Brasil. Fizemos um simulado com 20 questões, para serem resolvidas em 20 minutos. Algo similar a prova da ITTF, que exige 50 questões em 50 minutos. ---, finalizou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.