Por CBTM
O mesatenista de Santos e Árbitro Márcio Tovar completa nesse sábado (16) 57 anos de idade. Desde criança, o filho de Lucinda Samia Tovar e Severiano Lidio Tovar Villaro se mostrou um apaixonado pelo esporte.
Influenciado pelo pai, Marcio Tovar começou a praticar o Tênis de Mesa isso em 1967 no Clube Internacional de Regatas. O auge de sua carreira foi no final dos anos 60 e inicio dos anos 70, quando conquistou quase todos os títulos que disputou nas categorias infantil e juvenil.
O atleta foi Pentacampeão Paulista, Tricampeão Brasileiro e Campeão Sulamericano. Com 15 anos de idade conseguiu, após três disputadas seletivas, uma vaga na Seleção Paulista de 1972 que disputou o XIII Campeonato Brasileiro Individual adulto em Itapetininga/SP.
Márcio Tovar atuou na época ao lado de jogadores famosos como Alberto Kurdoglian (Betinho), Eduardo Barone (Edu), o falecido Manoel Medina Tineo, Francisco Messa, Romeu Tiberio, Ricardo Inoguchi, Afonso Valente, Bernardino Valente, Alfredo Chiapetta, Roberto Ramirez e Chul Wan Oh.
Em 2008, o atleta disputou o XIV Campeonato Mundial de Veteranos, no Rio de Janeiro, alcançando a chave principal de duplas ao lado do companheiro Roberto Rogélia, entre as 56 melhores duplas do mundo na categoria 50 a 59 anos.
Em reconhecimento ao seu trabalho em prol do Tênis de Mesa santista e brasileiro recebeu duas importantes homenagens da Câmara Municipal de Santos: em 1988 foi agraciado com o titulo de "Cidadão Emérito da Cidade de Santos" e em 2012 recebeu a mais alta condecoração, a Comenda Braz Cubas.
Apesar do sucesso no esporte, Marcio Tovar vive do seu trabalho na Associação Comercial de Santos/ACS onde trabalha na área administrativa (Portaria) há 5 anos.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.