Por CBTM
Campeões em número de títulos e o país mais vitorioso da história da competição, o Brasil está no topo da lista - tanto no Feminino como no Masculino - dos países que participarão do próximo Campeonato Latino-Americano ITTF de Tênis de Mesa.
O evento terá início a partir desta terça-feira, 19, na cidade de San Salvador, capital do país da América Central, El Salvador. Há um ano, na etapa disputada no Rio de Janeiro, os brasileiros faturaram os títulos com a equipe Feminina e com a Masculina, de maneira enfática.
Os trios de ouro do Brasil
O trio composto por Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi provou ser o time a ser batido pelos os seus tradicionais rivais, Argentina, na final por equipes masculina. Pablo Tabachnik, Liu Song e Gaston Alto tiveram de se contentar com o segundo lugar.
Da mesma forma, o trio Feminino do Brasil não havia indício de caridade, Caroline Kumahara, Ligia Silva e Jessica Yamada derrotaram a equipe chilena de Paulina Vega, Rodriguez Berta e Natalia Casetllano, de forma igualmente impressionantes.
Na ocasião, foi a décima quarta vez que o Brasil conquistou o título de equipes no Masculino e a nona vez que as meninas conseguem o feito.
Os adversários principais
Em 2013, Argentina e Chile serão adversários importantes para a escalada do Brasil. Pablo Tabachnik e Gaston Alton ambos aparecem na equipe masculina da Argentina, destaque para a ausência de Liu Song. Rodrigo Gilabert e Diego Temperley completam a equipe.
Da mesma forma, acontece com o Chile, há duas jogadoras no elenco que competiram a final de um ano atrás, no Rio. Paulina Vega e Berta Rodriguez, ambas aparecem na equipe, com 19 anos de idade. Judith Morales e Katherine Low, com 18, completam o plantel.
Em San Salvador a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa vai estar representada pelos atletas Cazuo Matsumoto, Eric Jouti, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy, na equipe masculina e na feminina, por Caroline Kumahara, Katia Kawai, Jessica Yamada e Ligia Silva.
A competição marcará a estreia oficial de Hugo Hoyhama, um dos nomes mais importantes da história do Tênis de Mesa brasileiro, como técnico da Seleção Brasileira feminina. Hugo passou a integrar a comissão que coordena a seleção em janeiro deste ano, e desde lá vem treinando com seu grupo em São Caetano do Sul.
O evento começa nesta terça-feira, com uma cerimônia de abertura a partir das 09h, horário local, seguido pela primeira fase dos jogos de Equipes Feminina, às 10h15 e em seguida o Masculino por Equipes, às 12h00.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.