Por CBTM
Membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) não pouparam elogios à campanha de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos de 2020. Os representantes da entidade se mostraram "enormemente impressionados" com as apresentações que assitiram. O forte apoio do governo, que busca a recuperação do país após sofrer um tsunami devastador em 2011, também foi ressaltado pelo COI.
As autoridades japonesas calculam que a relalização dos Jogos teria um impacto econômico potencial em torno de 32 bilhões de dólares (cerca de R$ 63 bilhões). O governo também espera que a competição ajude na recuperação do país da mesma forma que aconteceu após as Olimpíadas de 1964, em Tóquio, que simbolizaram o ressurgimento japonês depois da derrota na 2ª Guerra Mundial.
--- Estamos enormemente impressionados com a qualidade das apresentações da candidatura feitas pelo comitê da candidatura. Em todos os aspectos, eles foram simplesmente excelentes - disse Craig Reedie, vice-presidente do COI.
Para 2016, Tóquio também foi candidato e recebeu elogios, mas acabou perdendo para o Rio de Janeiro. A definição da sede olímpica de 2020 será dia 7 de setembro, em Buenos Aires. A cidade japonesa está na disputa com Madri e Istambul.
--- Este é mais ou menos o meio da maratona. A hora mais crucial é agora. Precisamos continuar correndo essa maratona nos próximos seis meses - disse o governador de Tóquio, Noaki Inose.
Agencias internacionais