Por CBTM
Nesta sexta-feira, Thiago Monteiro, o atleta veterano da Seleção Brasileira masculina, fez um retrospecto da sua participação na equipe do Brasil. O atleta esta em EL Salvador para o Campeonato Latino-Americano 2013.
Thiago Monteiro, natural de Fortaleza,mora há dez anos na França e atualmente joga no clube francês Bayard Argentan. O cearense teve sua primeira aparição na seleção em 1997, mas Thiago diz que oficialmente estreou em 1998, com 17 anos, pois entrou depois de passar pelas seletivas.
Segundo Thiago no começo tudo era mais difícil, não era como hoje. --- Acompanhei a evolução da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a ajuda nas condições de treino, ajuda financeira para os atletas, foi um processo de mudança para melhor, eu posso afirmar que as condições estão muito melhores que no passado---, afirma o brasileiro.
Monteiro atribui a evolução da Seleção Brasileira a essas mudanças ao longo do tempo, --- Com esse processo o nível dos atletas brasileiros evolui também. Hoje esta bem equilibrado, o Brasil tem evoluído como equipe também, e todos já conquistaram vitórias importantes.
---Com esse tempo de seleção, posso dizer que muita coisa mudou, você vai melhorando como atleta, você vai tendo resultado e vai ficando mais confiante em jogar pelo Brasil.E aí vai ganhando respeito dos adversários e dos próprios colegas de equipe---, Thiago também ressaltou o seu amadurecimento com esses anos de seleção,--- Eu cresci assumindo responsabilidade, convivi e treinei com o pessoal que tinha mais experiências, como o Hugo Hoyama.---
Thiago Monteiro acha muito importante essa estratégia adotada pelo técnico Jean-René de mesclar as gerações como nesse Latino-Americano,em que Vitor Ishiy e Eric Jouti estrearam ao lado da seleção adulta.--- Essa mistura é bom para todos os lados é bom para eles que assumem responsabilidades desde de cedo, como eu no passado, e é bom para os veteranos que também chamam a responsabilidade para si.--- analisa.
Para finalizar, Thiago fala de suas metas e objetivos daqui para frente,--- Eu sou atleta de competição, isso me motiva, não faço planos a longo prazo, mas tenho metas a curto prazo.---- Thiago completa dizendo que o ideal agora é jogar o campeonato por equipes na primeira divisão mundial, seu objetivo é trabalhar forte para ir melhorando no ranking e ficar no top 100 do mundo.
O Latino-Americano de 2013 conta com 154 atletas de 15 países, e termina no próximo domingo, dia 24 de março.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.