Por CBTM
O Brasil ganhou o troféu de Campeão Absoluto do Campeonato Latino-Americano2013, em El Salvador, por ter conseguido ganhar o maior número de medalhas de ouro da competição.
---Fiquei realizado, nossa missão foi cumprida, trouxemos uma equipe mesclada entre jogadores novos e experientes, e os novos responderam muito bem as nossas expectativas. Tanto os que ganharam quanto os que perderam jogaram bem. --- diz o coordenador técnico da Seleção Brasileira, Lincon Yasuda.
O evento Latino-Americano 2013, disputado em El Salvador, terminou neste domingo. O Brasil não só ganhou o maior número de medalhas de ouro, como subiu ao pódio mais vezes para ganhar medalhas de prata e de bronze.
No torneio por equipe, o Brasil ganhou medalha de ouro tanto no feminino, quanto no masculino. No feminino, o segundo lugar ficou com o Chile e o terceiro com a Republica Dominicana e a Colômbia. No masculino o segundo lugar ficou com a Argentina e o terceiro com o Chile e a Republica Dominicana.
No individual, Carolina Kumahara levou o ouro, sendo a grande revelação do campeonato com três medalhas de ouro e uma de bronze. O segundo lugar foi da Brasileira Ligia Silva e o terceiro ficou com Yadira Silva do Mexico e Berta Rodrigues do Chile. No individual Masculino, o brasileiro Cazuo Matsumoto ficou com a medalha de prata, a de ouro foi para Marcelo Aguirre do Paraguai, e a de bronze ficou com os argentinos Gaston Alto e Pablo Tabachnik.
No sub-21, o Brasil ganhou o ouro com Vitor Ishiy, uma grande surpresa do campeonato, derrotando o campeão do torneio individual adulto, Marcelo Aguirre do Paraguai. O terceiro lugar ficou com o também brasileiro Eric Jouti e Felipe Olivares do Chile. No feminino, a peruana Francesca Vargas ficou com a medalha de ouro e katherine Law do Chile ficou com a medfalha de prata. O terceiro ficou com Caroline Kumahara do Brasil e Melanie Diaz de Porto Rico.
No torneio de duplas mistas, a dupla brasileira Eric Jouti e Carolina Kumahara ficou com o ouro deixando a medalha de prata para a dupla colombiana, Lady Ruano e Julian Ramos , a medalha de bronze ficou com as duplas do Chile e Cuba.