Por CBTM
Um novo ciclo para o Tênis de Mesa da região Norte do Brasil se iniciou no último dia 23 de março de 2013, quando um dos maiores jogadores latinos de todos os tempos, o cubano Pavel Oxamendi Mendizábal, desembarcou no Amapá.
Com talento reconhecido por especialistas, como o conterrâneo Francisco Arado, o Paco, Oxamendi chega graças ao Projeto Amapá Olímpico, após celebração do convênio de Intercâmbio Desportivo-Cultural entre a Federação de Tênis de Mesa do Amapá a Secretaria de Estado do Desporto e do lazer do AP e a Federação Cubana de Tênis de Mesa.
Um ano se passou desde que os primeiros contatos foram feitos durante o Latino Americano de 2012, no Rio de Janeiro, onde figuras importantes do Cenário Nacional tiveram papel fundamental nesta jornada.
--- Tive a honra de dividir o quarto do hotel com o “Paco” durante o Latino/2012, tudo começou após longas madrugadas de conversa, depois Marcos Yamada intermediou o contato com seu amigo Amado Bode, Presidente da Federação Cubana, que se prontificou a ajudar-nos --- explicou o coordenador do projeto, Alan Cardoso.
--- Demorou, mas agora temos a grande oportunidade de conviver diariamente com um atleta de alto nível. É uma nova perspectiva de crescimento se apresenta para o Amapá e acreditamos no trabalho que Pavel irá desenvolver --- completou Alan Cardoso.
Oxamendi segue com a delegação do Amapá para Martinica, estreando como o técnico entre os dias 28 e 31 de março, no Campeonato Guianas-Antilhas, onde poderá observar de perto os talentos do Amapá em ação e transmitir sua grande experiência como jogador internacional.
A segunda etapa de trabalho será com os acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Amapá, que participarão de Palestras, mesas redondas e treinamentos com o cubano, que finalizará sua estada de 30 dias com treinamento de alto rendimento com os atletas que competirão nos Jogos da Juventude de 2013.
--- Estou muito contente por estar no Brasil novamente. Participei do Pan do Rio em 2007 como atleta e agora retorno como Coordenador Técnico de um Estado que está realizando um grande trabalho e possui jovens talentos. A recepção foi muito calorosa, a cidade é muito bonita e acordar com o Rio Amazonas na minha janela é um espetáculo a parte, já me sinto em casa no Amapá e espero corresponder às expectativas depositadas no meu trabalho, darei o meu melhor para que este intercâmbio possa se estender por muito tempo --- afirmou Pavel.
O Presidente da CBTM, Alaor Azevedo, elogiou a iniciativa do Amapá, considerada um marco para o Estado, que poderá contar com um profissional com grande qualificação e que agregará muito valor às conquistas da modalidade em âmbito regional e nacional.
--- O Projeto Amapá Olímpico é desenvolvido com o apoio da SEDEL/AP na pessoa do Secretário de Esportes Rogério Salvador e da UNIFAP. O pequeno Amapá dando passos corajosos rumo a massificação e evolução da modalidade no Brasil. Agradecimento especial aos novos amigos do Amapá: Amado Bode, Evélio Alvarez e Osmany Cajigal --- completou Alan.