Por CBTM
O Governo Do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), continua a entrega dos kits esportivos nas escolas da rede estadual de ensino.
Nesta quarta-feira (27) foi a vez da Escola Estadual Olivina Olívia, encerrando o ciclo de entregas nas unidades de João Pessoa. A distribuição do material teve início em fevereiro deste ano nas 806 escolas da rede, que deverão receber os kits até o final de abril.
O investimento foi de R$ 3,5 milhões, oriundos dos governos, federal e estadual. Os equipamentos serão utilizados nas aulas de Educação Física no ano letivo de 2013. Os Pólos esportivos recebem também: tatames, kimonos para judô, 01 mesa de tênis de mesa, material para treinamento de atletismo (peso, dardo e disco masculino e feminino).
O diretor da unidade de ensino, Antônio Figueiredo, salientou a importância pedagógica do kit esportivo. “O kit é um material didático por si só e que possibilita a condição real de boa aula e bom aprendizado”, afirmou. Somente na Escola Olivina Olívia, cerca de 1.800 estudantes dos dois turnos serão beneficiados com os equipamentos. Os esportes praticados na escola são: voleibol, futebol, basquetebol, handebol, futsal, atletismo, judô, natação e xadrez.
Para o gerente operacional de Desporto Escolar da Secretaria da Educação, José Geraldo Cabral, o kit incentiva a prática de esportes nas escolas e, consequentemente, a permanência dos jovens no ambiente escolar. “Os esportes também são importantes para combater as drogas, além de ajudar na formação dos jovens e o incentivo a valores como respeito, trabalho em equipe e educação”, ressaltou. Durante a entrega dos equipamentos, o gerente ainda explicou aos estudantes sobre a importância do cuidado com os materiais distribuídos.
A estudante Hellen Thays, de 16 anos, joga futsal há sete anos e ficou animada com a chegada dos materiais esportivos na escola. “A gente estava precisando de bola de futsal para poder treinar. Receber o material hoje foi ótimo e agora vamos poder nos preparar para os campeonatos”, disse.
A atleta Roziane Pereira, de 14 anos, joga futsal e handebol e também gostou de receber novos materiais esportivos. “Agora vai ser ótimo para treinar técnicas e regras. É muito importante receber o material”, afirmou.
O estudante Edglauco William, de 14 anos, luta tae kwon do e aprovou a entrega do kit esportivo. “Através do esporte, podemos interagir mais com os colegas. Ele pode salvar vidas e livrar os jovens do mundo das drogas. Não tem coisa melhor que esporte”, afirmou.
Jogos Escolares - De acordo com José Geraldo, o principal objetivo da gerência é resgatar os Jogos Escolares Estaduais ainda este ano. Além disso, será ofertada aos 1.500 professores de Educação Física da rede estadual uma capacitação, visando melhorar a qualidade das aulas. “A Secretaria da Educação está organizando para este ano um seminário direcionado aos educadores da área e, de maio a dezembro, serão realizados os jogos escolares na rede estadual”, concluiu o gerente.