Notícia

Surgimento do "Pino" ajudou na evolução do Tênis de Mesa brasileiro

Por CBTM

28/03/2013 20h19


Em 1947, quando foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, na sede do Fluminense, no Rio de Janeiro, os atletas ainda utilizavam raquetes de madeira, o que para a época já era um atraso em relação a outros países.

Mesmo com um equipamento inadequado, os brasileiros Antonio Corrêa, Ivan Severo e Dagoberto Midosi mostraram talento na primeira participação no Campeonato Sul-Americano, realizado em Mar del Plata, Argentina, terminando na terceira posição.

--- Os brasileiros ainda adotavam a raquete de madeira e os demais jogadores já utilizavam a borracha granulada. Ainda assim conseguimos uma medalha de bronze inédita, com a Argentina ficando em primeiro e o Chile em segundo --- lembra Midosi, testemunha da história que aos 95 anos continua jogando todas as terças-feiras no Fluminense.

Logo depois disso os brasileiros passaram a usar o mesmo material, chamado por Dagoberto Midosi de borracha granulada, mas que na verdade é o pino, que são pequenos cilindros fundidos na borracha usada para bater na bola tornando-a uma superfície irregular.

--- Isso ajudou a melhorar muito a técnica de nossos atletas, mas o grande impulso operou-se em 1949, com a participação do Brasil, pela primeira vez, no Campeonato Mundial realizado em Estocolmo, na Suécia --- explicou Midosi.

Na ocasião o Brasil venceu dois jogos em seu grupo, apresentando-se de maneira elogiada pelos analistas de então. Essa participação foi decisiva para o futuro do Tênis de Mesa brasileiro, pois a experiência ajudou os integrantes da equipe que, retornando ao país, repassaram aos demais praticantes todo o conhecimento aprendido.

--- E esses ensinamentos foram de fato muito preciosos, pois nesse mesmo ano de 1949 o Brasil conquistou a medalha de ouro na quarta edição do Campeonato Sul-Americano, que deu início a uma hegemonia mantida pelas gerações seguintes --- afirmou Midosi.

Esse evento foi realizado no Rio de Janeiro, no Cassino Atlântico, que depois veio a ser sede do Hotel Rio Palace, atualmente o Hotel Sofitel, em Copacabana. O Brasil foi representado por Ivan Severo e Geraldo Pisani, no Torneio Individual, e Dagoberto Midosi e Baptista Boderone na Dupla.

Na foto, Dagoberto Midosi (de costas) batendo bola nas Laranjeiras com o amigo e benemérito do Fluminense, Alexandre de la Peña. 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?