Por CBTM
O Campeonato Guiana-Antilhas, que começou na quinta-feira e termina nesse domingo, é uma excelente oportunidade para os amapaenses fortalecerem o intercâmbio com os territórios ultramarinos da França.
A mistura de culturas desse evento é um dos seus pontos fortes, idiomas se confundem por toda a Martinica: francês, português, espanhol e inglês proporcionam um fabuloso cenário cultural onde os jovens, mesmo sem dominarem todas as línguas, comunicam-se em uma linguagem mundial, a do esporte.
Para se entenderem, gesticulam, trocam vídeos, camisas, entregam-se em uma rede social mais humana e menos virtual.
--- Por mais evoluídas que sejam as comunicações via internet, nada substitui um forte abraço de reencontro, os sorrisos dos novos amigos e as esperanças de grandes partidas --- afirma Alan Cardoso, chefe da delegação.
Esse foi o cenário que os atletas do Amapá encontraram quando chegaram e a expectativa é grande, pois os brasileiros se tornaram conhecidos nessa região caribenha, o que também aumenta a responsabilidade.
Além disso, a presença do técnico cubano Pavel Oxmendi de Cuba, que se incorporou a equipe e iniciará um trabalho pioneiro de coordenação da modalidade no extremo norte do Brasil, também aumenta a esperança de bons resultados.
Leia também:
Técnico cubano comanda treino para brasileiros no clube Mont Jouly
Grupo passa pelo Oiapoque e grandeza do amapá impressiona cubano
Atletas cruzam a floresta amazônica para disputar competição
Secretário de Esportes e Federação do Amapá comemoram parceria
Cubano Pavel Oxamendi chega ao Brasil para coordenar o Tênis de Mesa do Amapá
Presença do cubano Pavel Oxamendi mobiliza imprensa do Amapá