Notícia

Leonardo Yokota sonha seguir os passos do ídolo Hugo Hoyama

Por CBTM

01/04/2013 15h08


Gina MardonesEle respira Tênis de Mesa. Treina pelo menos duas horas todos os dias. E ao chegar em casa à noite, após as atividades, o descanso é em frente ao computador. Fazendo o quê? Vendo vídeos de treinos e jogadas dos melhores jogadores da modalidade do planeta. Pela rotina, seria fácil afirmar que se trata de um jogador adulto, um profissional. Mas, não. Essa "ferinha" acabou de completar 10 anos de idade, treina Tênis de Mesa há apenas seis meses, mas já impressiona pela maturidade com a qual trata o esporte.

Leonardo Hideki Campazzo Yokota é a mais nova sensação da equipe de Tênis de Mesa da Acel/Atemel/FEL. Dono de técnica e movimentação surpreendentes para um garoto de sua idade, o pequeno mesatenista vem sendo tratado com uma joia. Basta vê-lo treinar por alguns minutos para notar que talento não lhe falta. Nos treinos, ele mostra inteligência e não se intimida diante de jogadores mais velhos.

--- É um menino que tem muito talento, muito inteligente e desenvolve com muita facilidade tudo o que a gente passa --- elogia o técnico da equipe, William Kumagai.

--- Faz uns 20 anos que trabalho com Tênis de Mesa e com certeza posso afirmar que ele é um dos mais talentosos que eu já vi nessa idade. É bem avançado para a idade dele, tem maturidade, o que pode ajudá-lo a evoluir rapidamente --- aponta o treinador, que também é jogador e defende o Palmeiras (SP).

O garoto tem ainda uma outra qualidade que pode lhe diferenciar ainda mais nos próximos degraus da carreira. Assim como outros grandes nomes de destaque no esporte, ele é canhoto. "Cláudio Kano era canhoto, Hugo Hoyama é canhoto, Gustavo Tsuboi é canhoto, Cazuo Matsumoto, o melhor mesatenista brasileiro do ranking mundial atualmente, é canhoto. Então é uma característica pode ajudar", avalia o treinador.

Apesar dos elogios e da precocidade com que o menino evolui, Kumagai ainda evita fazer comparações com grandes nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial. A hora, segundo ele, é de continuar trabalhando para dar ao garoto condições de chegar a um posto de destaque na modalidade.

--- Por tudo que já vimos, acredito que ele tem boas chances de se destacar, mas é preciso continuar treinando firme, se dedicando. O caminho é longo --- observa o líder da equipe londrinense.

Pelo pouco tempo de treino, Leonardo teve oportunidade de disputar apenas cinco campeonatos, mas já conquistou um resultado importante: foi terceiro colocado da categoria pré-mirim do Campeonato Brasileiro Intercolonial, no final do ano passado. Mas no que depender da determinação do garoto, não vai ficar só nisso não.

--- Minha meta é chegar à seleção brasileira e ganhar muitos títulos para o Brasil e para Londrina --- projeta Leonardo.

Bem orientado, o menino que tem o importante apoio dos pais nesta missão sabe que o caminho para o sucesso ainda será longo e dependerá muito dele.

--- Preciso treinar bastante, me dedicar ainda mais e me esforçar sempre, cada dia mais --- fala o mesatenista, que já sabe também com quem quer ser comparado no futuro.

--- Hugo Hoyama. Ele é muito bom, é canhoto e gosto muito de ver ele jogar.

Folha Web

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?