Por CBTM
Depois de conquistar o título latino-americano de Tênis de Mesa, em El Salvador, e entrar para história ao derrotar Kasumi Ishikawa, a nona do mundo, na Copa do Mundo por Equipes da China, Caroline Kumahara, a jovem de apenas 17 anos, avançou 24 posições no Ranking Mundial e agora é a nº 152 do mundo, classificação inédita para Tênis de Mesa Feminino de toda a América Latina.
No campeonato Latino-Americano, mesmo sendo uma das favoritas, Carol perdeu o torneio Sub-21, mas deu a volta por cima e saiu de EL Salvador como a grande vencedora do torneio individual. Além disso, a atleta brasileira ganhou a medalha de ouro por equipes, outra pelo torneio de duplas mistas (junto ao brasileiro Eric Jouti) e a medalha de bronze pelo Sub-21.
Na Copa do Mundo por Equipes da China, a brasileira fez história com uma das mais importantes vitórias da Seleção Brasileira Feminina ao vencer a número 9 do mundo, Kasumi Ishikawa, por 3-2 (06-11, 12-10, 11-09, 09-11, 11,05), no confronto contra a forte equipe do Japão.
Cazuo Matsumoto, outro brasileiro a entrar para a história do Tênis de Mesa na Copa do Mundo por Equipes da China, também avançou no Ranking Mundial e agora é o 45º, posição mais alta atingida por um mesatenista brasileiro. Com seus resultados o atleta avançou 42 posições no ranking, superando marcas de atletas conceituados como Hugo Hoyama, que chegou a ocupar a 62ª posição.
Vitor Ishiy, campeão latino-americano no Sub-21, subiu 73 posições passando para o 369º do Ranking Mundial. Gustavo Tsuboi foi outro brasileiro, que pelo seu bom desempenho na Copa do Mundo por Equipes da China, subiu algumas posições e agora é o 89 º melhor jogador do mundo.