Por CBTM
Alguns treinam sério, querem despontar como grandes atletas. Já outros veem nos treinos uma atividade de lazer, que ocupa a mente e o corpo. E, na opinião do professor Cide Dalla Vecchia, o projeto de tênis de mesa realizado em Francisco Beltrão tem esse objetivo mesmo, de conciliar a revelação de profissionais e atender a uma demanda social.
"É uma atividade que tem seu lado social, pois ocupa muitas crianças com algo saudável, e que também quer revelar novos talentos no esporte", afirma Cide sobre o projeto desenvolvido pela Secretaria de Esportes de Francisco Beltrão.
Em três dias da semana, os treinos, realizados num centro esportivo no Parque Jayme Canet Júnior, atendem mais de 80 pessoas, entre crianças, adolescentes e até adultos simpatizantes do tênis de mesa.
Em pouco mais de dois anos, o projeto já consagrou campeões, como a jovem Leticia Dalla Vecchia, que venceu o campeonato paranaense em 2012. No último final de semana, na primeira etapa do campeonato, Letícia já saiu na frente e nas próximas etapas outras promessas beltronenses também deverão se destacar.
Visitas às escolas
O garoto Daniel Almeida, de 9 anos, não está entre os atletas de elite do grupo; começou a treinar há poucos dias e está gostando das atividades. "Já treinei futebol, mas tênis tá sendo melhor", garante. Daniel mora no bairro Padre Ulrico e vai aos treinos no bairro Miniguaçu com um grupo de amigos.
Além dos treinos de tênis de mesa com os atletas, o professor Cide percorre escolas repassando técnicas do esporte a professores de educação física para diversificar as aulas.
Os adolescentes que participam do projeto recebem vale-transporte para poderem frequentar os treinos e, numa segunda etapa, também está contemplada a busca dos alunos nas escolas.
Os treinos acontecem três vezes por semana: participam desde crianças até adultos que tem o esporte como um hobby.