Por CBTM
Santos recebe neste fim de semana a Copa Brasil de tênis de mesa, e, como já foi noticiado pelo Paratleta Brasil, muitos novos atletas vão estrear em competições oficiais. A nova turma está disposta a mostrar serviço contra os mais experientes.
Coordenadora da equipe Adippne, de São Paulo, Soraia Alvarenga lançou uma série de novos mesatenistas. Só na Classe 11, disputada entre deficientes intelectuais, são seis. Ela nota que há uma maior procura pelas modalidades paraolímpicas e que os atletas estão em evolução. Na etapa de Santos, eles já podem mostrar, na mesa, esse crescimento.
--- Temos novos atletas que estão indo muito bem. Há outros, ainda, mas precisamos escolher os mais competitivos para levar à competição. O Lucas (Maciel, de Santos, principal mesatenista da categoria) estará presente e vai ser boa a experiência para nossos atletas, de poder enfrentá-lo.
A Classe 8 é outra que está repleto de jogadores novos. Em 2012, a categoria chegou a ter, no máximo, nove atletas, mas a edição de Santos tem 13 inscritos. Uma das caras novas é Carlos Valério, de 13 anos. Em contato com o Paratleta Brasil, ele não escondeu a ansiedade de enfrentar os melhores do país pela primeira vez.
--- Espero encontrar muitos atletas de alto nível, em Santos, devo ficar impressionado, já que eu nunca pensei em atuar em nível nacional tão cedo. Espero fazer uma boa participação --- diz o garoto, que ainda não vai cobrar de si bons resultados.
Ele treina duas vezes por semana, em oito horas semanais. Antes, havia disputado as Paralimpíadas Escolares e, agora, medirá sua força contra os principais da categoria. É a nova geração buscando espaço.