Notícia

Amapaenses comemoram primeiros frutos do trabalho desenvolvido no tênis de mesa

Por CBTM

28/08/2018 22h44


Projeto desenvolvido pela Federação local e por técnico cubano colocou três nomes na última Detecção Nacional de Talentos Olímpica

FOTO: Lincon Yasuda, Lígia Silva e Jorge Fanck ao lado do técnico Pavel Oxamendi e dos três amapaenses na Detecção de Talentos. Crédito: Arquivo Pessoal.

 

Macapá (AP), 28 de agosto de 2018.

Claudia Mendes

O Amapá é um dos estados menos populosos do Brasil, com pouco menos de 800 mil habitantes. Para se ter uma ideia, o bairro de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, tem quase 340 mil. Mas um trabalho sério de base, desenvolvido pela Federação local junto com órgãos governamentais e apoiado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e Federação Cubana de Tênis de Mesa, vem superando a distância dos grandes centros e a pouca oferta para se descobrir novos talentos no tênis de mesa.

Na capital Macapá, distante 2.666 quilômetros de São Paulo, o projeto do Centro de Treinamento de Alto Rendimento vai revelando craques. Um deles, Arthur Almeida, já faz parte do Diamantes do Futuro. Três outros – Alice Almeida, Ayumi Yonekura e Yan Yonekura – estiveram presentes na última Detecção Nacional de Talentos, no final de julho, em Piracicaba (SP). Yan Yonekura, por sinal, recebeu elogios da comissão técnica da CBTM.

O projeto, que tem como grande incentivador o presidente da Federação Amapaense, Alan Marcus Cardoso, é comandado pelo cubano Pavel Oxamendi. O técnico trabalhou por 16 anos na seleção cubana, com experiência em campeonatos como os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, Jogos Pan-Americanos, Campeonatos Latino-Americanos e ligas europeias.

“Em Cuba, realizei por dois anos um trabalho com categorias mais jovens e esta  foi uma experiência muito boa para minha carreira como técnico. Tive a oportunidade de vir para o Amapá em outubro de 2015 e idealizei uma proposta séria de alto rendimento, com projeções futuras. Nosso trabalho é baseado em uma disciplina diária, isso é muito importante”, detalha Oxamendi.

Ao todo, o Centro de Alto Rendimento conta com 36 mesa-tenistas, que o técnico considera em bom nível, além de outros treinadores e membros da comissão técnica permanente. “Vamos seguir trabalhando, unidos, que é a única forma de chegarmos longe e conseguirmos um bom resultado”, ressalta o cubano.

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa


 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?