Notícia

CLUBES DO BRASIL – AJTM comemora 35 anos de fundação com trabalho incansável de três famílias do tênis de mesa

Famílias Silva, Rossi e Toshimi tiveram atuação fundamental na criação e manutenção de um projeto vitorioso no Norte Catarinense

Comemoração dos 35 anos da Associação Joinvillense de Tênis de Mesa, em março. Foto: Divulgação.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

05/06/2020 10h01


Criar um clube exclusivo para o tênis de mesa era uma ousadia imensa na década de 1980. Hoje, 35 anos depois de sua fundação, a Associação Joinvilense de Tênis de Mesa comemora o sucesso do projeto, muito pela atuação de três famílias de amantes da modalidade, em história que vamos contar na 15ª reportagem da série Clubes do Brasil.

O sonho começou em 1985. O clube foi fundado em 9 de março daquele ano, por obra de Marcos Hardt, dos membros da família Rossi (Ademir, Osmair, Adolir e Raimundo) e da família Silva (Mário, Antônio e Nivaldo). Ademir, inclusive, ainda está atividade até os dias atuais.

Ao longo da construção da sede própria em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina com quase 600 mil habitantes, uma outra família passou a fazer parte da história da AJTM e contribuiu para tornar o clube conhecido nacionalmente: os Toshimi. O pai, Celso, fala com orgulho da relação que ele construiu com o clube:

“A Associação Joinvilense foi, desde a sua fundação e tem sido até os dias de hoje, minha segunda família, e em muitas ocasiões até a primeira. Pois desde o início, trabalhei junto com minha esposa, que também já foi atleta e técnica de tênis de mesa. Criamos nossos três filhos praticamente dentro do clube, e os carregamos juntos nas competições. Dos três filhos, ainda tivemos o privilégio de poder formar, juntamente com os demais técnicos, dois atletas de destaque, Alexia e Enzo, que inclusive já tiveram a oportunidade de representar a Seleção Brasileira. Foi um desafio, envolvimento total entre família e tênis de mesa, um sonho e uma realidade que vivencio há muitos anos”.

Se a estrutura familiar foi importante no desenvolvimento da AJTM, hoje em dia o clube tem uma estrutura invejável e pode caminhar de forma segura. A parceria com a Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) serve para remunerar os quatro técnicos do clube, um deles contratado diretamente pela Prefeitura Municipal. Um patrocinador máster, a Sicredi, auxilia no transporte das delegações e inscrição dos eventos da Federação e alguns da Confederação.

O clube conta com equipes olímpicas e paralímpicas, além de abrir espaço para os veteranos, como o próprio Celso Toshimi, que os adversários afirmam ser quase impossível batê-lo nas mesas até os dias de hoje. Todos os alunos e atletas dos períodos matutino e vespertino não têm nenhuma despesa com mensalidades.  Já os participantes do período noturno contribuem com uma pequena taxa mensal, com o objetivo de quitar as despesas de manutenção e também realizar melhorias na infraestrutura da bonita sede.

“Atualmente, a AJTM funciona com aulas e treinamentos nos três períodos, atendendo desde a iniciação, escolinhas dentro do Programa de Iniciação Desportiva da Sesporte, até o rendimento, que são os atletas que representam Joinville nos campeonatos estaduais e nacionais, e em todos os eventos promovidos pela Fesporte de Santa Catarina, que são os Jogos Abertos, Joguinhos Abertos e Olesc”, detalha Toshimi, com orgulho do seu quarto “filho”.

 

Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações