Notícia

Hugo Calderano volta a competir na próxima quinta pela semifinal da Bundesliga

Liga alemã é o primeiro grande evento de tênis de mesa a ser retomado desde o início da pandemia do novo coronavírus

Por Daniel Leal - Assessoria de Imprensa de Hugo Calderano

05/06/2020 16h50


Sexto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano já tem data para voltar às competições: na próxima quinta-feira (11), sua equipe, o Liebherr Ochsenhausen, enfrentará o Borussia Düsseldorf pelas semifinais da Bundesliga, a liga alemã da modalidade. Será o primeiro jogo oficial do carioca de 23 anos desde o início de março, quando disputou o Aberto do Qatar.

O confronto semifinal será realizado na quinta, às 8h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site oficial da Bundesliga. O título será decidido no domingo (14), às 9h. Caso avance, o time de Hugo enfrentará o vencedor do duelo entre Saarbrücken e Werder Bremen.

Atual campeão alemão, impedindo o sexto caneco seguido de Düsseldorf, Ochsenhausen teve a terceira melhor campanha da fase de classificação, encerrada com uma rodada de antecedência devido à pandemia do novo coronavírus. Originalmente, as semifinais seriam realizadas em uma melhor de três confrontos, mas o regulamento foi ajustado para cumprir as devidas precauções sanitárias.

Outra mudança se deu no sistema de jogo: até então, cada duelo da Bundesliga era disputado em uma melhor de cinco partidas, sendo as quatro primeiras individuais e a última de duplas. Nos playoffs, serão realizados apenas jogos de simples para reduzir o contato entre os atletas.

Desde que retornou do Qatar, onde disputou sua última competição oficial no início de março, Hugo permaneceu em Ochsenhausen, na Alemanha. Inicialmente, o carioca adaptou sua rotina de treinamentos ao levar uma mesa para casa, mas, há cerca de um mês e meio, foi autorizado a retomar as atividades no ginásio do clube, seguindo uma série de orientações sanitárias.

Em alta

Antes da pandemia, Hugo vinha de grandes resultados ao longo do último ano. Em 2019, o brasileiro teve uma temporada marcada pela regularidade, o que lhe rendeu uma posição sólida entre os melhores do mundo. O brasileiro passou a maior parte da temporada em sexto lugar no ranking - ao todo, já são 20 meses seguidos no Top 10.

Com 78,7% de aproveitamento no ano, Hugo esteve recorrentemente nas fases finais do Circuito Mundial. Em oito etapas disputadas, incluindo o Grand Finals, o carioca chegou duas vezes às semifinais e quatro às quartas. Além disso, teve seu melhor desempenho em Mundiais, parando apenas diante do eventual campeão Ma Long, nas oitavas.

Seu resultado mais importante na temporada foram as duas medalhas de ouro - simples e duplas masculinas - conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. O bicampeonato individual lhe assegurou vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, remarcados para 23 de junho a 8 de agosto do ano que vem.
 
 

Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações