Notícia

CLUBES DO BRASIL – A caminhada da Associação Nikkey São José dos Campos, das rifas e festivais de comida ao alto rendimento

Projeto do tênis de mesa na Região do Vale do Paraíba começou com esforço coletivo das pessoas do clube e hoje colhe muitos frutos

Espaço da Associação Nikkey São José dos Campos. Foto: Divulgação.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

19/06/2020 09h19


Na 18ª reportagem da série Clubes do Brasil, vamos retratar a história da Associação Nikkey São José dos Campos. Um clube que começou sua trajetória no tênis de mesa com um esforço coletivo de todos os integrantes e hoje já se posiciona com destaque nas competições nacionais.

O tênis de mesa não nasceu junto com o clube. Há cerca de 20 anos, os dirigentes da Associação se mobilizaram para implantar a modalidade, e a solução foi a mais criativa de todas: fizeram rifas, yake bingo e festivais de comida japonesa. Deu muito certo. Com o dinheiro arrecadado, compraram todo o material e criaram um CT de tênis de mesa.

A equipe começou na Liga Valeparaibana. Em seguida, entrou na Federação Paulista. O passo seguinte, foi a participação em competições nacionais. Há 15 anos, a Associação Nikkey marca presença regularmente nos torneios.

Com a ajuda do Fundo de Apoio ao Atleta Não Profissional (Fadenp), que bancava o salário do técnico, inscrições, alimentação e viagens, Guilherme Spinelli, responsável pelo projeto desde então, passou a agregar atletas que não possuíam condições de pagar mensalidades.

“Há vários anos brigamos entre os três melhores clube da Liga Vale, e no ano de 2015 fomos os melhores do Vale do Paraíba. Em diversas temporadas temos atletas de várias categorias que se destacam entre os melhores do Vale. E continuamos nos estruturando para um maior nível”, explica Spinelli, um dos atletas mais destacados do clube nesta trajetória, ao lado de Helder Faria Jr., João Pedro Sala e Heitor Ferri.

Mas não foi fácil. Muitos dos apoiadores do início da trajetória deixaram o país e retornaram para o Japão. O clube foi morrendo aos poucos, o material se deteriorando e os atletas sumindo. Chegaram a ser apenas dez praticando tênis de mesa. “Tivemos que ir para a rua arrumar patrocínio para o clube”, lembra Spinelli

A ideia atual da Associação Nikkei é oferecer a prática diária do tênis de mesa, para que seja um espaço para a atividade física e benefícios da saúde. Além da equipe de alto rendimento, o clube, revigorado, já conta com uma escolinha, e são mais de 60 atletas frequentando o local.

O passo seguinte é o de crescimento. Afinal, a época das rifas, dos alegres bingos e das comidas japonesas ficou no passado, como doce lembrança. “Estamos projetando uma parceria com a Prefeitura, para que o tênis de mesa possa se tornar referência na cidade e também conciliar estudos e esporte para que os atletas possam ser mantidos por mais tempo na modalidade”, finaliza Spinelli.

 

Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações