Notícia

Ciência TMB vai falar sobre os aspectos fisiológicos do tênis de mesa no programa deste sábado

Professor Alessandro Zagatto, um dos principais pesquisadores sobre fisiologia do tênis de mesa no mundo, é o convidado do quarto episódio do programa

Professor Alessandro Zagatto é convidado do programa neste sábado.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

11/09/2020 10h46


O quarto episódio do Ciência TMB traz mais um tema importante para quem precisa se aprofundar nos estudos sobre a modalidade. O professor Alessandro Zagatto é convidado do programa neste sábado (12), no canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/user/TMdoBrasil), a partir de 17h (de Brasília). A apresentação em destaque é "Aspectos Fisiológicos do Tênis de Mesa: determinantes para o desempenho?". A iniciativa da realização do Ciência TMB é da própria CBTM, através da Universidade do Tênis de Mesa.

Zagatto é um dos principais pesquisadores sobre Fisiologia do Tênis de Mesa no mundo, com muitos artigos publicados em revistas científicas de relevância mundial. Formado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem mestrado em Ciências da Motricidade e doutorado em Ciências da Motricidade pela mesma instituição, com experiência na área de Ciência do Esporte e Fisiologia do Exercício.

A apresentação vai abordar questões relacionadas aos fatores relacionados ao desempenho dos mesa-tenistas. De acordo com os estudos do professor, os pontos em uma partida podem ser mais curtos ou mais longos, e estes fatores implicarão em diferentes metabolismos que serão acionados. A importância do sistema aeróbio em partidas de tênis de mesa, as mudanças de acordo com o nível dos atletas, fase da competição, estilo de jogo, evolução tecnológica dos materiais e outras condições, e a importância do conhecimento destes conceitos para os treinadores.

O programa vai falar também sobre a importância do treinamento de força para mesa-tenistas, que, dadas as características da modalidade, é extremamente importante, desde que seja conduzido da maneira correta, respeitando as características do jogo, que dependem de curtos intervalos de esforço, com altas demandas de força e velocidade.

O Ciência TMB é um programa voltado para os profissionais do tênis de mesa brasileiro e busca difundir conteúdo específico para toda a comunidade. Técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, encontram espaço para disseminarem temas relevantes da modalidade.

O primeiro programa teve a presença da professora Taisa Belli. Ela é líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (Griper) na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (SP) e líder da Universidade do Tênis de Mesa, na CBTM. Ela apresentou o tema “Treinadores e Treinadoras de Tênis de Mesa". Na segunda edição, Daniel Peterossi, mestre em Ciência do Esporte, falou sobre um estudo que identificou que os atletas que são privados da audição não conseguem reconhecer ou perdem a dimensão dos efeitos praticados com as bolinhas. Na terceira edição, Sérgio Tosi Rodrigues falou sobre informação visual e controle de movimento no tênis de mesa.

O conteúdo do Ciência TMB é elaborado e apresentado por Raphael Moreira, um dos técnicos das Seleção Brasileira paralímpica, com coordenação de André Soares e direção de João Gabriel Leite.

Abaixo, o link para acompanhar o Ciência TMB:


Conteúdo exclusivo

Desde o mês de maio, a CBTM vem investindo em conteúdo exclusivo no seu canal do YouTube, tentando atender a todos os públicos. Os temas são diversos: conhecimento específico, conhecimento básico de tênis de mesa, contato com os ídolos e entrevistas específicas sobre temas do momento. O objetivo é oferecer possibilidade a todos os interessados por tênis de mesa.

Durante 11 semanas, a Resenha TMB ocupou a grade do canal, com a maioria dos grandes craques da modalidade contando diversas histórias. O Ping-Pong com os Ídolos é outro conteúdo que segue a mesma linha, de contato com os atletas. Já na linha de temas de impacto social, o Diálogos TMB e o Vozes TMB recebem sempre pessoas ligadas aos temas do mês, de duas em duas semanas, na faixa dos sábados, às 17h.

Na área de conhecimento, o Ciência TMB é o programa que intercala com os conteúdos de impacto social, aos sábados, também de duas em duas semanas, e debate temas bem específicos, com estudos importantes sobre o tênis de mesa. O Dicionário do Tênis de Mesa é mais voltado a quem tem curiosidade pelo esporte e precisa conhecer o básico.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações