Notícia

Aspectos fisiológicos apontam diferenciais para um desempenho de alto nível no tênis de mesa

Em apresentação no programa Ciência TMB, professor Alessandro Zagatto desvenda algumas particularidades no aspecto físico dos grandes atletas

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

14/09/2020 11h14


Qual o diferencial de um atleta de alto nível no tênis de mesa para um atleta comum? O que é necessário para adequar o treinamento de determinado atleta para um desempenho superior? Analisando os aspectos fisiológicos de cada atleta, é possível perceber diferenças importantes no desempenho. No último sábado (12), no Ciência TMB, o professor Alessandro Zagatto destacou exatamente este diferencial.

Para chegar a dados mais precisos dos atletas de alto nível, Zagatto colheu dados de diversos exames, inclusive com monitoramento em tempo real durante as partidas. O professor ressaltou que aspectos psicológicos, táticos, técnicos, motivacionais, médicos e fisoterápicos, nutricionais e físicos são influenciadores no desempenho de um mesa-tenista. “Não consigo elencar qual destes é o mais determinante”, reconhece. Mas, na questão dos aspectos físicos é possível perceber diferenças fundamentais nos desempenhos através dos estudos.

Uma das conclusões que os exames apontaram é que os atletas de nível mais elevado costumam apresentar pausas maiores entre um ponto e outro. Assim, o sistema aeróbio é o predominante em partidas de tênis de mesa, pois tem a função de restaurar os estoques de energia que são gastos durante os pontos, que, como são muito curtos, dependem principalmente do sistema anaeróbio de ATP-CP “A média de duração de um ponto é de 3 segundos. O importante é ter a potência no golpe”, explica. As pausas também servem para melhor definição da estratégia a ser utilizada na sequência.

Outro aspecto fisiológico que o estudo mostra está no metabolismo dos mesa-tenistas. “O atleta que vai jogar ralis maiores ou que jogam em estilo defensivo precisam ter o foco no metabolismo oxidativo. Já o atleta que joga em intensidade alta e disputa ralis em maior intensidade, precisa ter foco no metabolismo ATP-CP”, conclui.

Mais um detalhe importante é que os aspectos fisiológicos tendem a mudar de acordo com o nível dos atletas, fase da competição, estilo de jogo, evolução tecnológica dos materiais e outras condições. Analisando todos estes dados, os treinadores e preparadores podem adaptar os treinamentos de acordo com a necessidade de cada atleta.

Alessandro Zagatto é um dos principais pesquisadores sobre Fisiologia do Tênis de Mesa no mundo, com muitos artigos publicados m revistas científicas de relevância mundial. Formado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem mestrado em Ciências da Motricidade e doutorado em Ciências da Motricidade pela mesma instituição e tem experiência na área de Ciência do Esporte e Fisiologia do Exercício.

Abaixo, o link para acompanhar o programa completo do Ciência TMB:


Conteúdo exclusivo

Desde o mês de maio, a CBTM vem investindo em conteúdo exclusivo no seu canal do YouTube, tentando atender a todos os públicos. Os temas são diversos: conhecimento específico, conhecimento básico de tênis de mesa, contato com os ídolos e entrevistas específicas sobre temas do momento. O objetivo é oferecer possibilidade a todos os interessados por tênis de mesa.

Durante 11 semanas, a Resenha TMB ocupou a grade do canal, com a maioria dos grandes craques da modalidade contando diversas histórias. O Ping-Pong com os Ídolos é outro conteúdo que segue a mesma linha, de contato com os atletas. Já na linha de temas de impacto social, o Diálogos TMB e o Vozes TMB recebem sempre pessoas ligadas aos temas do mês, de duas em duas semanas, na faixa dos sábados, às 17h.

Na área de conhecimento, o Ciência TMB é o programa que intercala com os conteúdos de impacto social, aos sábados, também de duas em duas semanas, e debate temas bem específicos, com estudos importantes sobre o tênis de mesa. O Dicionário do Tênis de Mesa é mais voltado a quem tem curiosidade pelo esporte e precisa conhecer o básico.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações