Notícia

Ciência TMB aprofunda a discussão sobre a saúde mental dos atletas com psicóloga do CPB

Aproveitando a campanha do Setembro Amarelo, Bruna Soares vai falar sobre os principais pontos de atenção aos atletas no programa deste sábado

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

25/09/2020 12h42


O Ciência TMB também mergulha de cabeça na campanha do Setembro Amarelo. Neste sábado (26), o programa terá a presença da psicóloga do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) Bruna Soares, que trará o tema “Saúde mental no esporte: principais pontos de atenção aos atletas”. O programa estará disponível no canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/user/TMdoBrasil), a partir de 17h (de Brasília).

Bruna Soares é formada em Psicologia pela PUC-SP. É especialista em Aprendizagem Motora pela USP e Mestre em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação pela UNIFESP. Tem ênfase em Psicologia do Esporte e Psicologia Organizacional, tendo atuado principalmente com atletas de alto rendimento, sendo especialista em Ciência do Esporte Paralímpico.

A temática da apresentação é baseada no Setembro Amarelo, campanha que utiliza o mês para a conscientização da prevenção ao suicídio. A convidada expôs os conceitos do que é saúde mental e das características das síndromes depressivas e ansiosas que são responsáveis por prejudicar a saúde, e nas quais o Brasil é um dos líderes mundiais em números de pessoas acometidas por estas.

Além disso, ela aborda como estas síndromes podem acometer os atletas, o porquê e em quais situações eles podem ser mais vulneráveis, como prevenir ou tratar atletas que possam desenvolver estas doenças e sobre os tabus que ainda são presentes ao se debater este tema no Esporte. Também foram discutidos assuntos como a saúde mental durante a pandemia, os efeitos da prática esportiva no combate as doenças psicossomáticas, aposentadoria no Esporte e os impactos na saúde mental de atletas morando fora do país.

A sugestão de leitura para quem quer se aprofundar no assunto é o artigo “The Mental Health of Elite Athletes: A Narrative Systematic Review”, da Revista Sports Medicine, de 2016. Ele pode ser encontrado neste LINK.

O Ciência TMB é um programa voltado para os profissionais do tênis de mesa brasileiro e busca difundir conteúdo específico para toda a comunidade. Técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, encontram espaço para disseminarem temas relevantes da modalidade.

O conteúdo é elaborado e apresentado por Raphael Moreira, um dos técnicos das Seleção Brasileira paralímpica, com coordenação de André Soares e direção de João Gabriel Leite.

Abaixo, o link para acompanhar o Ciência TMB:


Conteúdo exclusivo

Desde o mês de maio, a CBTM vem investindo em conteúdo exclusivo no seu canal do YouTube, tentando atender a todos os públicos. Os temas são diversos: conhecimento específico, conhecimento básico de tênis de mesa, contato com os ídolos e entrevistas específicas sobre temas do momento. O objetivo é oferecer possibilidade a todos os interessados por tênis de mesa.

Durante 11 semanas, a Resenha TMB ocupou a grade do canal, com a maioria dos grandes craques da modalidade contando diversas histórias. O Ping-Pong com os Ídolos é outro conteúdo que segue a mesma linha, de contato com os atletas. Já na linha de temas de impacto social, o Diálogos TMB e o Vozes TMB recebem sempre pessoas ligadas aos temas do mês, de duas em duas semanas, na faixa dos sábados, às 17h.

Na área de conhecimento, o Ciência TMB é o programa que intercala com os conteúdos de impacto social, aos sábados, também de duas em duas semanas, e debate temas bem específicos, com estudos importantes sobre o tênis de mesa. O Dicionário do Tênis de Mesa é mais voltado a quem tem curiosidade pelo esporte e precisa conhecer o básico.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações