Notícia

Ciência TMB vai falar sobre avaliações aplicadas ao tênis de mesa neste sábado

Professora Taisa Belli vai falar da importância da avaliação para atletas e alunos para a modalidade e detalha alguns testes já desenvolvidos

Professora Taisa Belli volta ao Ciência TMB neste sábado. Foto: Daniel Zappe.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

09/10/2020 05h40


Os estudiosos da nossa modalidade têm mais um encontro marcado neste sábado, com um novo programa Ciência TMB. A professora Taisa Belli, que lidera a Universidade do Tênis de Mesa, volta para falar das avaliações aplicadas ao tênis de mesa. O programa estará disponível no canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/user/TMdoBrasil), a partir de 17h (de Brasília).

Além de líder da Universidade do Tênis de Mesa, a professora Taisa Belli também comanda o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (Griper) na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (SP). É uma das principais especialistas em esportes de raquete no país e já desenvolveu diversos artigos sobre o tênis de mesa.

No programa, Taisa Belli fala da importância de avaliar atletas e alunos dentro do processo de tênis de mesa e das avaliações específicas. Dentro deste corpo de avaliações, ela detalha uma bateria de habilidades perceptivo-motoras que foram desenvolvidas e validadas para trabalho com detecção de talentos no tênis de mesa. E também explica sobre um teste desenvolvido pelo Griper para avaliar a eficácia de golpes no tênis de mesa, com uma aproximação maior da realidade encontrada nas partidas e elementos como a escolha dos golpes, imprevisibilidade e a mimetização dos pontos.

Duas sugestões de leitura foram selecionadas pela professora. A primeira é da Revista Plos One, com o título “Can Perceptuo-Motor Skills Assessment Outcomes in Young Table Tennis Players (7–11 years) Predict Future Competition Participation and Performance?”, e pode ser encontrada neste LINK. O outro, intitulado “Reproducibility and Validity of a Stroke Effectiveness Test in Table Tennis Based on the Temporal Game Structure”, é resultado de uma pesquisa da própria Taisa Belli, na Revista Frontiers in Psychology, que pode ser encontrado AQUI.

O Ciência TMB é um programa voltado para os profissionais do tênis de mesa brasileiro e busca difundir conteúdo específico para toda a comunidade. Técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, encontram espaço para disseminarem temas relevantes da modalidade.

O conteúdo é elaborado e apresentado por Raphael Moreira, um dos técnicos da Seleção Brasileira paralímpica, com montagens de André Soares e direção de João Gabriel Leite.

Abaixo, o link para acompanhar o Ciência TMB:
 


Conteúdo exclusivo

Desde o mês de maio, a CBTM vem investindo em conteúdo exclusivo no seu canal do YouTube, tentando atender a todos os públicos. Os temas são diversos: conhecimento específico, conhecimento básico de tênis de mesa, contato com os ídolos e entrevistas específicas sobre temas do momento. O objetivo é oferecer possibilidade a todos os interessados por tênis de mesa.

Durante 11 semanas, a Resenha TMB ocupou a grade do canal, com a maioria dos grandes craques da modalidade contando diversas histórias. O Ping-Pong com os Ídolos é outro conteúdo que segue a mesma linha, de contato com os atletas. Já na linha de temas de impacto social, o Diálogos TMB e o Vozes TMB recebem sempre pessoas ligadas aos temas do mês, de duas em duas semanas, na faixa dos sábados, às 17h.

Na área de conhecimento, o Ciência TMB é o programa que intercala com os conteúdos de impacto social, aos sábados, também de duas em duas semanas, e debate temas bem específicos, com estudos importantes sobre o tênis de mesa. O Dicionário do Tênis de Mesa é mais voltado a quem tem curiosidade pelo esporte e precisa conhecer o básico.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Patrocinadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações