Notícia

CBTM lança Manual de Gestão para auxiliar as entidades na organização do sistema

Documento de 325 páginas dá orientações para clubes e federações sobre certificações, modelo de documentação, protocolos e procedimentos

Foto: Daniel Zappe.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

17/12/2020 19h13


Um dos maiores documentos de referência do tênis de mesa nacional em todos os tempos. O Manual de Gestão para Federações Estaduais, Ligas Regionais e Clubes foi lançado nesta semana, em reunião geral com as entidades que fazem parte do sistema nacional da modalidade.

Ao todo, são 325 páginas de documento. O Manual começa apresentando o sistema federativo, o sistema de competições e a gestão do CBTM Web. Posteriormente, o documento traz orientações sobre estruturação de Federações Estaduais, clubes e Ligas Regionais. Os projetos e programas de desenvolvimento também são detalhados, bem como o Programa de Apoio às Federações Estaduais. Por fim, o Manual traz modelos de atas, ofícios, estatutos, certificações e um descritivo de materiais utilizados na modalidade.

“O intuito do Manual de Gestão é o de oferecer tanto diretrizes estratégicas, táticas e operacionais para as entidades de prática e administração do tênis de mesa no Brasil, quanto uma gama de ferramentas e modelos práticos para serem utilizados por estas entidades no exercício de sua gestão. Assim, o documento consolida uma série de dispositivos, além de apresentar novos, que auxiliam as organizações a terem processos padronizados”, diz Geraldo Campestrini, diretor da CBTM e responsável pela elaboração do documento.

Com a disponibilização deste Manual, as entidades podem se utilizar livremente de modelos de documento como estatutos, regimento de tribunal de justiça, modelos de atas e ofícios, modelos de descritivo de materiais para processos licitatórios, modelos de projeto de patrocínio, plano de metas para cada Estado, dentre outras orientações.

“A CBTM atende, com este documento, uma demanda de vários setores da comunidade do tênis de mesa que dizia respeito ao direcionamento e à oferta de ferramentas para a melhoria da gestão de todas as organizações que trabalham com a modalidade. Sinaliza, também, o que a CBTM espera em relação a cada ente que faz parte do sistema esportivo oficial”, explica o diretor da entidade.

O Manual pode ser encontrado NESTE LINK.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações