Notícia

CBTM fecha parceria com empresa internacional de análise de performance para os Jogos Paralímpicos de Tóquio

Empresa de análise de dados com foco no esporte vai fornecer informações em tempo real sobre confrontos, desempenho e condicionamento dos atletas

Por Fato&Ação – Assessoria de Imprensa CBTM

14/04/2021 10h27


A Stupa Sports Analytics é a nova parceira da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecem em agosto deste ano. Seguindo uma tendência global de avanços tecnológicos, a empresa indiana será a analista oficial de performance dos mesa-tenistas paralímpicos do Brasil fornecendo dados em tempo real e criando perfis para os atletas. O objetivo é ajudar os técnicos a identificarem pontos fortes e fracos e investirem em estratégias de aprimoramento do jogo.

Uma das principais ferramentas da Stupa é seu serviço de inteligência artificial. Com ele, será possível fornecer análises em tempo real do que acontece nos confrontos: mapas de calor da bolinha, sua velocidade, tempo de duração dos rallys e vídeos com os momentos mais importantes das partidas, por exemplo.

A empresa é a primeira no mundo a oferecer este tipo de serviço voltado para o tênis de mesa. Com suas análises, é possível obter estudos de desempenho dos atletas, padrões de dados históricos, tendências e um olhar detalhado sobre o seu jogo, condicionamento físico e condição técnica. O serviço também possibilita identificar anomalias ocultas e soluções para corrigi-las, amplificando o conhecimento dos técnicos sobre seus atletas.

“Além do trabalho dos técnicos, queremos disponibilizar à nossa equipe paralímpica dados que permitam uma análise em tempo real, baseada na inteligência artificial. Eu acredito que isso vai nos ajudar a descobrir pontos fortes ocultos, trabalhar nossas fraquezas e melhorar nosso desempenho na Paralimpíada de Tóquio”, explica Alaor Azevedo, presidente da CBTM.

“Escolhemos a Stupa pelos resultados que eles atingiram estudando grandes mesa-tenistas ao redor do mundo. Estaremos em um novo patamar na modernização do tênis de mesa brasileiro”, completa. O otimismo é o mesmo da fundadora e diretora executiva da Stupa Sports Analytics, Megha Gambhir. Para ela, a oportunidade de trabalhar com a CBTM é vista como “uma honra e uma grande responsabilidade”.

A coleta de dados no esporte tem sido cada vez mais valiosa com o avanço da tecnologia. Ao estudar milhares de jogos, os analistas identificam padrões que podem tanto otimizar boas jogadas quanto limitar movimentos ruins. Informações sobre a condição física dos atletas também podem ser cruciais para evitar lesões, definir exercícios e um programa nutricional direcionados.

“Agradecemos à CBTM por nos dar a grande oportunidade de trabalhar com a equipe paralímpica. A Stupa vai agir como um suporte para otimizar os treinamentos. As análises vão auxiliar os atletas a entenderem melhor seu jogo. Com um perfil bem definido de cada um e dados em tempo real, os técnicos poderão criar estratégias mais precisas”, finaliza Megha.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres nelson@fatoeacao.com / imprensa@cbtm.org.br

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/@cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações