Notícia

Experiente e melhor tecnicamente, Gustavo Tsuboi comemora evolução e se prepara para sua quarta Olimpíada

Brasileiro treina com a Seleção na Alemanha, depois de um período no Brasil, e destaca grandes resultados contra atletas de alto nível

Gustavo Tsuboi é o 37º colocado no ranking mundial. Foto: ITTF.

Por Nelson Ayres e Lucas Pinto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

14/06/2021 10h22


Às vésperas de sua quarta Olimpíada na carreira, Gustavo Tsuboi acumula experiência e evolução técnica e mental desde a última edição no Rio, em 2016. Depois de um período de treinamentos em São Caetano do Sul (SP), o brasileiro intensifica a preparação com seus companheiros de Seleção na Alemanha. A atmosfera dos Jogos de Tóquio, para ele, é uma incógnita em meio à pandemia da Covid-19. Mas no aspecto esportivo, a sensação é de que pode “jogar de igual para igual com os melhores do mundo”.

Tsuboi está na segunda fase de sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Juntamente com Vitor Ishiy, Hugo Calderano e Eric Jouti, além da comissão técnica da Seleção, ele treina em Ochsenhausen, na Alemanha, com foco e intensidade. A terceira e última parada será já no Japão, onde a equipe brasileira vai ajustar os últimos detalhes antes da competição olímpica.

A primeira fase foi realizada no Brasil, depois de poucos dias de férias. Os treinamentos começaram em São Caetano do Sul, em São Paulo, com outros atletas e com Francisco Arado, o Paco, técnico da Seleção Brasileira. Esse período durou cerca de um mês, antes da volta à Europa.

O saldo, segundo o atleta, é positivo. “Me sinto bem melhor preparado do que nas edições anteriores. Obtive uma evolução técnica, mental e física, tenho bem mais experiência atualmente para fazer o meu melhor”, destaca.

Tsuboi acredita que está num grande momento e que poderá fazer uma boa participação em Tóquio, acima do que conseguiu em 2016: “Muito tempo passou de lá para cá. Consegui evoluir mentalmente e tecnicamente. Os resultados que eu obtive nas competições internacionais e na liga alemã, a Bundesliga, foram bem promissores para mim. Isso me deu uma perspectiva boa de que eu estou fazendo um bom trabalho, evoluindo e conseguindo competir com os melhores do mundo”.

Para ilustrar sua evolução, o brasileiro, 37º colocado no ranking mundial, relembra sua atuação no WTT Star Contender, competição de elite do Circuito Mundial que aconteceu em março deste ano. Na ocasião, Tsuboi conseguiu duas grandes vitórias: contra o dinamarquês Jonathan Groth (31º) e contra o japonês Koki Niwa (17º), um dos representantes do país na Olimpíada de Tóquio. 

“Isso me deu um gás e uma motivação a mais, saber que posso jogar de igual para igual com os melhores do mundo. Confirma a evolução, que realmente aconteceu. Para Tóquio, queremos um melhor resultado. Temos uma equipe bem competitiva e conseguimos enfrentar de igual para igual qualquer país, qualquer adversário”, afirma o brasileiro.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com




Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações