Notícia

#Dia 3 do TMB Platinum: Competição chega à metade, com premiação de classes paralímpicas, Lady e Sênior

Ao todo, foram 14 medalhas distribuídas; dia ainda contou com a cerimônia de abertura e com a entrega do Troféu Eficiência do Paralímpico

Sophia Kelmer foi uma das que brilhou na sexta. Foto: Daniel Zappe.

Por José Augusto Assis

24/07/2021 15h25


A Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro-RJ, foi palco das decisões de 12 classes paralímpicas, além das categorias Lady e Sênior, no TMB Platinum. Nessa sexta-feira (23), o evento ainda contou com a abertura oficial da competição e com a divulgação do pódio no Troféu Eficiência Paralímpico.

O dia começou com o título de Thais Severo (Associação dos Deficientes Físicos de Goiás – GO) na Classe 5 feminina, que terminou na liderança do grupo único da categoria. Mesma situação aconteceu com Sophia Kelmer (Fluminense Football Club - RJ), líder do quadrangular da Classe 8 feminina. A carioca enalteceu a conquista do ouro em casa:

“Tem sempre um gostinho a mais vencer em casa. Mesmo que não estejam aqui presencialmente torcendo por mim, os meus amigos e a minha família sempre ficam mandando mensagens e assistindo aos meus jogos. Então, eu gosto muito de jogar aqui”, disse Sophia.

O título seguinte ficou por conta de Lucas Hansen (Associação Timboense-SC) na Classe 11 masculina, que também terminou na liderança do quadrangular. Logo após foi a vez de João Nascimento (ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR) – acompanhado do “amuleto da sorte”, o filho Heitor Nascimento – ser campeão da Classe 8 masculina.

Gilberto Onofre (Associação Amigos do Tênis de Mesa – SC) triunfou na Classe 7 masculina ao fazer final apertada contra Demetrius Barros (Instituto MatosTT/Sesi SP/Lorena-SP): vitória por 3 sets a 2 (11/3, 11/2, 11/13, 6/11 e 11/6).

Mais tarde, foi a vez de Eziquiel Babes (ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR) vencer a Classe 4 ao terminar na liderança do grupo. Posteriormente, Felipe Oliveira (Clube Inclusivo-SP) fez o mesmo na Classe 6 e ficou com o ouro.

Aline Ferreira (Clube de Tênis de Mesa Jacareí-SP) também faturou o título da Classe 7 feminina ao ficar na primeira colocação do grupo. Enquanto Michel Lima (São Bernardo/ASA/ Palmeiras - SP), que não estava confiante no título, se sagrou campeão ao superar Jean Padilha (SR Mampituba/FME Criciúma-SC) por 3 sets a 0 (11/3, 11/9 e 11/7).

“Eu imaginei um terceiro lugar hoje, todo mundo já sabia que o meu objetivo era tentar um terceiro lugar por estar um mês sem treinar, mas felizmente saí campeão”, admitiu o atleta do Palmeiras.

Claudio Massad (Associação Nova Era de Tênis de Mesa – SP) comemorou muito a conquista da Classe 10 masculina por estar mais de um ano sem competir nacionalmente. O atleta bateu Alexandre Alfon (Associação Esportiva Manaus/Itaim Keiko-AM) por 3 sets a 1 (9/11, 11/7, 12/10 e 14/12).

“É muito bom poder voltar a competir nacionalmente depois de um ano e seis meses. Eu não pude disputar o Brasileiro no ano passado, pois acabei rompendo o menisco em um acidente doméstico. Agora eu consegui voltar em grande estilo, sendo campeão”, comemorou Massad.

Na Classe 5 masculina, Lucas Arabian (APMDFESP-SP) ficou em primeiro lugar ao passar por Jefferson Martins (Kosmos Clube-SP) por 3 sets a 1 (11/7, 11/8, 8/11 e 11/7).

Encerrando as disputas paralímpicas, Lucas Carvalho (Associação Atlética Unicap-PE) levou o ouro na Classe 9 masculina ao derrotar Mario Ribeiro (Fluminense Football Club-RJ) na final por 3 sets a 0 (11/8, 11/9 e 11/5).

Lady e Sênior

Nas competições olímpicas do dia, Emanuele Dreveck (AIEL – São José dos Pinhais – PR) conquistou a categoria Lady ao vencer Laura Ramalho (Clube Ituano de Esportes-SP) por 3 sets a 1 (9/11, 11/5, 11/8 e 12/10) e Leonardo Arata (Associação Atlética Saltense-SP) levou o ouro no Sênior ao superar, em jogo disputado, Bruno Vital na final por 3 sets a 2 (11/5, 9/11,10/12, 12/10 e 12/10).

O dia ainda teve a cerimônia oficial de abertura do TMB Platinum, que reúne quase mil mesa-tenistas na primeira competição nacional de 2021. Participaram do evento: Vilmar Schindler, vice-presidente da CBTM; Maurício Pelegrineti, assessor especial da Secretaria Especial do Esporte; Rosiane Viana, presidente da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro; e Geraldo Campestrini, diretor da CBTM.

A solenidade teve um minuto de silêncio respeitado em memória das vítimas da Covid-19. Durante o evento, Vilmar Schindler também fez questão de elogiar a estrutura oferecida pela Arena Carioca 1.

“Para mim, é o melhor local em termos de estrutura que eu vi até hoje, nos eventos no Brasil e nas Américas”, exaltou o dirigente.

O Troféu Eficiência Paralímpico também foi divulgado: APMDFESP-SP ficou com a primeira colocação; Clube Inclusivo-SP, com a segunda; e ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR, com a terceira.

O que acha de assistir às emoções do quarto dia de competições? A CBTM vai transmitir ao vivo o evento no cbtm.tvnsports.com.br. Assista!



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações