Notícia

Campeão! Hugo Calderano supera Darko Jorgic e fatura o WTT Star Contender no Catar

Número 8 do mundo bateu esloveno na decisão e escreve definitivamente o seu nome na galeria dos grandes campeões do tênis de mesa mundial

Hugo Calderano e a taça do WTT Star Contender. Foto: WTT.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

25/09/2021 11h05


O brasileiro Hugo Calderano, número 8 do ranking mundial de tênis de mesa, é o grande campeão do WTT Star Contender, uma das principais competições do Circuito Mundial da modalidade. Na manhã deste sábado (25), ele bateu o esloveno Darko Jorgic, 25° do ranking mundial, por 4 a 2 (11/5, 6/11, 10/12, 11/9, 11/3 e 11/9), na Lusail Sports Arena, em Doha, no Catar.

Além de ter vencido o Aberto do Brasil, em 2017, Calderano já havia chegado a uma final de evento individual Platinum, curiosamente na mesma cidade de Doha, em 2018. Na ocasião, ficou com a medalha de prata. Desta vez, escreveu seu nome entre os grandes campeões das principais etapas mundiais.

Nas Américas, Calderano é dominante. Atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, não perde no continente há muitos anos e chegou ao patamar onde nenhum latino-americano alcançou, no Top 10 do ranking, a partir de 2018.

Menos de três horas antes, ele derrotou o inglês Liam Pitchford, 15° do ranking, por 4 a 1 (11/2, 11/8, 8/11, 11/5 e 11/9). Calderano sempre teve enormes dificuldades em enfrentar este adversário, mas quem esperava um jogo complicado, se enganou redondamente. O brasileiro começou arrasador na mesa no primeiro set.

Na segunda parcial, Pitchford conseguiu ao menos entrar no jogo, mas Calderado ainda era melhor nas ações ofensivas e na recepção. O terceiro set foi o mais equilibrado de todos, com o inglês levando a melhor nos momentos finais. Na sequência, o brasileiro voltou a tomar as rédeas do duelo, vencendo a quarta parcial sem maiores sustos e fechou o confronto no quinto set, mais equilibrado.

Grande atuação na final

O brasileiro começou a partida com a mesma eficiência do jogo anterior. Muito bem na recepção e nas ações ofensivas, foi o dono da primeira parcial e dava a impressão que repetiria o que fez no confronto anterior.

Mas, no segundo set, teve uma queda grande de rendimento e viu Jorgic dominar completamente a partida. O esloveno seguiu mandando no confronto no início da terceira parcial, mas Calderano conseguiu uma sequência incrível de pontos e teve três set points a seu favor. Não fechou e permitiu a virada, por 12 a 10.

O quarto set era um momento chave do jogo. Nova derrota complicaria demais a vida do brasileiro no duelo decisivo. E o confronto foi muito equilibrado, com os dois jogadores se alternando na frente do placar. Calderano foi melhor nos momentos decisivos, quando estava 9 a 9, finalizando a parcial.

A vitória parece ter dado confiança ao brasileiro. Ele estava confortável na mesa para aplicar seus melhores golpes. Abriu 5 a 0 logo no início do quinto set e controlou completamente o jogo, finalizando com folga. Na sexta parcial, chegou a abrir 8 a 4, mas permitiu que o esloveno encostasse, obrigando o técnico Jean-René Mounié a pedir tempo. O brasileiro voltou a dominar e fechou em 11 a 9, garantindo o título.

“Estou muito feliz. Foi um jogo muito complicado, fisicamente e mentalmente, provavelmente não foi no melhor nível possível. Acho que nós dois estávamos cansados pelo torneio, mas eu fui capaz de me pressionar e lidar com a situação, então estou muito feliz com minha performance", disse o campeão, que falou também sobre a felicidade com a conquista:

"Ganhar o título é bom, claro, mas é ótimo subir no ranking mundial. Eu estou muito feliz, agora pretendo descansar um pouco e me preparar para os próximos torneios", finalizou Calderano.

“Posso dizer que estou muito feliz de ver que o trabalho do Hugo foi recompensado. Ele jogou muito bem, com uma intensidade muito alta. Isso é uma grande satisfação”, disse o técnico Jean-René Mounié, logo após a  conquista.


 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações