Notícia

Técnico dos Diamantes do Futuro, Bruno Costa faz avaliação positiva do trabalho de preparação realizado

Treinador, que começou a trabalhar neste ano com os Diamantes, teve a missão de preparar atletas para competições internacionais, como o Sul-Americano Sub-15 e Sub-19

Resultado da preparação: após training camp no Rio, muitos títulos em Lima. Foto: Santiago Regaira.

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

16/05/2022 19h28


Os benefícios do Training Camp, realizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, foram muitos. As duas semanas de treinamento intensivo, que antecederam o Desafio Brasil x França, deixaram um legado precioso para os 35 jovens atletas brasileiros. E os orientadores possuem uma parcela importante de colaboração neste sentido. Dentre eles, está o treinador Bruno Costa.

Incumbido de acompanhar o dia a dia dos integrantes do Projeto Diamantes do Futuro durante o período de treinos, o técnico falou sobre o trabalho que desenvolve no projeto criado pela CBTM para formação de novos valores no esporte de alto rendimento e sobre a sua experiência no Training Camp realizado no Rio.

"Comecei este ano a trabalhar, em São Paulo, juntamente ao Jorge Fanck e ao Lincoln (Yasuda), com um grupo de nível técnico muito bom. São crianças que querem progredir no esporte. É muito gratificante poder ajudar de alguma forma e transmitir o nosso conhecimento a eles", disse Costa.

"No Training Camp, tivemos um grupo um pouco mais velho dos Diamantes, de atletas que fazem parte da Seleção Brasileira. Isso tornou o trabalho mais fácil, porém mais desafiador, pois você precisa achar caminhos para conduzir essas aspirações de alto nível que possuem”, completou o treinador.

Administrar um grupo de 35 atletas de diferentes idades, todos em preparação para competições internacionais, a começar pelo Youth Contender e o Campeonato Sul-Americano sub-15 e sub-19, ambos no Peru, foi a missão confiada a Bruno. E o treinador desempenhou a tarefa com eficiência. Depois, acompanhou os jovens na capital peruana. Com muitas medalhas conquistadas.

"Eu e os demais técnicos não estávamos procurando a correção de nenhum fundamento; priorizamos torná-los competitivos, o conceito de treinar e jogar. Aos atletas que iriam disputar competições no Peru, por exemplo, procuramos aperfeiçoar suas técnicas de saque, recepção, aproveitar bem o ponto, disputar o rali. Focamos nisso. Os dias foram bastante produtivos", afirmou.    

Para Bruno Costa, a presença dos técnicos da Seleção Brasileira adulta durante o período de treinamentos foi um bônus para todos aqueles que participaram do Training Camp.

"A presença desses técnicos ajudou muito. O Jean-René (Mounié) e o Paco (Francisco Arado), observavam muito os jovens treinando. Eles estavam em contato diretamente comigo. Os outros técnicos também foram bastante colaborativos, passando dicas, orientando. Eles elogiavam, mas também chamavam a atenção quando necessário. Algo de grande valia para o nosso crescimento, para que possamos transmitir o mesmo aos jovens", disse Bruno, lembrando também a importância das reuniões técnicas realizadas e das intervenções realizadas junto aos jovens atletas.

Sobre palestras ministradas aos atletas durante o período de treinamento sobre assuntos não tão técnicos, mas também ligados ao esporte, como nutrição e psicologia, Bruno opinou: "É importante não treinar somente na mesa. Toda atividade multidisciplinar que o atleta possa ter acesso é de grande utilidade".

Bruno Costa é um paulistano radicado em Joinville-SC e sempre teve sua vida intimamente ligada ao esporte. Principalmente no que diz respeito à iniciação esportiva.

"Comecei como atleta aos 11 anos em Joinville, na AJTM, e participei de muitas competições, campeonatos nacionais. Quando ingressei na Faculdade de Educação Física, decidi seguir esse caminho, de treinador. Comecei trabalhando na escolinha de tênis de mesa e hoje atuo como técnico de alto rendimento da cidade e do clube", lembrou.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações