Notícia

Exportando talentos: conheça a história de brasileiros que vivem do tênis de mesa no exterior

Muito além das mesas, modalidade mudou a vida de Claudia Ikeizumi e Bruno Anjos, que exercem papéis relevantes atrelados ao tênis de mesa nos Estados Unidos

Claudia Ikeizumi (ainda como atleta) hoje atua com o tênis de mesa na área de marketing. Foto: Acervo Pessoal

Por José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

17/08/2022 13h11


O Brasil não para de conseguir marcas expressivas no tênis de mesa e vem ganhando cada vez mais reconhecimento internacional. Potência nas Américas, a modalidade nacional mudou a vida dos atletas de ponta, como Hugo Calderano e Bruna Takahashi, que fazem bonito no exterior. Mas não somente deles.

Os brasileiros estão ganhando cada vez mais notoriedade internacionalmente e exercendo papéis relevantes em funções atrelados à modalidade. O país vem exportando talento para diversas partes do mundo, como são os casos de Claudia Ikeizumi e Bruno Anjos.

Claudia é ex-atleta profissional de tênis de mesa e já chegou a conquistar seis Campeonatos Brasileiros, desde as categorias de base até o adulto. Ela representou a Seleção Brasileira por seis anos e, ao lado de Mariany Nonaka, foi campeã de duplas do Aberto Juvenil dos Emirados Árabes Unidos em 2004.

Mesmo tendo parado de atuar profissionalmente, Claudia não se afastou do tênis de mesa. Atualmente, a brasileira, mora na cidade de Maryland, nos Estados Unidos, onde atua como gerente de marketing da Joola Global, empresa focada em produtos da modalidade. Além disso, ela é sócia-proprietária do clube Maryland Table Tennis Center.

“O tênis de mesa é a minha vida inteira. Por meio dele, eu me formei como pessoa, conheci lugares, conheci meu marido (Lidney Castro Júnior, brasileiro que também está no exterior por conta do esporte), meus melhores amigos, me formei na Universidade Mackenzie com bolsa, fiz meu MBA, além de trabalhar com a modalidade atualmente”, disse Claudia.

Moradora dos Estados Unidos desde 2011, a ex-atleta foi convidada para fazer o MBA em Administração de Empresas na Universidade Texas Wesleyan quando representava o Brasil na Universíade em 2010. Como já tinha parado de jogar profissionalmente, ela agarrou a oportunidade e, desde então, segue ligada ao tênis de mesa no exterior.

“Eu devo tudo ao tênis de mesa, é a minha vida, não é apenas algo que eu faço. Eu perdi meu pai quando eu tinha nove anos, então o esporte ajudou a moldar o meu caráter”, enalteceu a atual gerente de marketing da Joola Global.

Outro que também vive no exterior por conta da modalidade é Bruno Anjos. Medalhista de prata, ao lado de Gustavo Tsuboi, no torneio de duplas dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003 defendendo a Seleção Brasileira, ele mora em Houston, cidade americana onde ele dá treinos no Houston Internacional Table Tennis Academy.

“Eu me sinto bem aqui, gosto bastante. Acredito no trabalho feito na academia e sou bem feliz com o que eu faço”, contou Anjos.

Bruno defendeu o Brasil tanto nas categorias de base quanto na adulta. Em 2014, assim como Claudia Ikeizumi, o brasileiro recebeu o convite para fazer faculdade na Universidade Texas Wesleyan, o que o motivou a se mudar para os Estados Unidos, país em que está até hoje.

Histórias como a de Claudia Ikeizumi e Bruno Anjos estão se tornando cada vez mais frequentes. Brasileiros talentosos exercendo participação relevante no exterior em torno do tênis de mesa. São os diferentes caminhos que a profissionalização do esporte proporciona.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações