Notícia

Só tem fera! Brasil tem convocações definidas para Mundial por Equipes e Jogos Sul-Americanos

Contando com os dois eventos, Brasil terá misto de atletas de peso, como Hugo Calderano e Bruna Takahashi, jovens talentos e até uma estreante na Seleção adulta

Victoria Strassburger é a novidade na convocação dos Jogos Sul-Americanos. Foto: Luís Miguel Ferreira.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

15/09/2022 17h46


O Brasil está definido para duas grandes competições do calendário do tênis de mesa internacional: o Campeonato Mundial por Equipes e os Jogos Sul-Americanos – ODESUR. Os dois torneios acontecem entre este e o próximo mês e contará com astros do tênis de mesa nacional, como Hugo Calderano e Bruna Takahashi, jovens promissores, como Rafael Turrini e Beatriz Kanashiro, e uma debutante: Victoria Strassburger.

A gaúcha foi uma das convocadas para a disputa da competição continental. Victoria jamais atuou pela Seleção adulta e ganhou a oportunidade pelos bons resultados recentes que vem apresentando. No mês de julho, ela foi o grande nome do TMB Platinum, em Maringá (PR), conquistando o título após uma final eletrizante contra Giulia Takahashi.

O primeiro dos dois eventos a serem realizados será o Mundial em Chengdu, na China, entre 30 de setembro e 9 de outubro. Vão para o continente asiático representar o Brasil: Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti no masculino; Bruna Takahashi, Laura Watanabe e Giulia Takahashi no feminino. Francisco Arado, o Paco, e Hideo Yamamoto serão os técnicos.

Por outro lado, para o evento multiesportivo, a lista brasileira tem outros nomes. Os Jogos Sul-Americanos acontecerão em Assunção, no Paraguai, entre 1º e 15 de outubro (os torneios de tênis de mesa serão realizados entre 9 e 14 de outubro). No selecionado nacional estão: Guilherme Teodoro, Rafael Turrini e Carlos Ishida no masculino; Luca Kumahara, Beatriz Kanashiro e Victoria Strassburger no feminino. Os treinadores serão Jorge Fanck e Bruno Costa. Lincon Yasuda chefia a equipe.

Em relação ao Campeonato Mundial por Equipes, o mundo estará de olho no desempenho da delegação brasileira. Na última edição realizada (em 2018, na Suécia), o time masculino do Brasil atingiu ao seu melhor resultado em toda a História ao alcançar as quartas de final. Na ocasião, o país chegou a passar por adversários europeus complicados (Portugal e Croácia), mas parou diante da forte Alemanha. No feminino, a Seleção Brasileira encerrou na 21ª colocação.

O longo hiato entre a última edição para a atual se dá em razão da pandemia de Covid-19. Depois de 2018, o campeonato tinha data marcada para ser realizado em Busan, na Coreia do Sul, em 2020, mas teve de ser cancelado pelas questões sanitárias. A cidade sul-coreana será a sede do Mundial em 2024.

O próprio Campeonato Mundial em Chengdu chegou a ser adiado por conta da variante Ômicron da Covid-19. Originalmente marcada para ocorrer entre 16 e 22 de abril, a competição foi remarcada e confirmada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa para 30 de setembro – 9 de outubro.

Sobre os Jogos Sul-Americanos, a última vez que foram realizados foi em 2018, quando Cochabamba, na Bolívia, hospedou o evento multiesportivo. Neles, o Brasil teve uma excelente campanha no tênis de mesa, faturando oito medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e uma de bronze, em uma competição marcada pela superação, já que os efeitos da altitude foram muito sentidos pelos atletas do país.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações