Notícia

Após quase quatro horas de duelo, Portugal vence o Brasil no Campeonato Mundial por Equipes

Europeus triunfaram por 3 a 2 em Chengdu, na China; equipe masculina, em segundo no grupo, enfrenta a Eslováquia na segunda-feira, pela última rodada

Hugo Calderano venceu duas partidas contra os portugueses. Foto: WTT.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

02/10/2022 02h59


Foram quase quatro horas de duelo. E no final, um gosto amargo para os brasileiros, que caíram para Portugal por 3 a 2, na segunda rodada do torneio masculino do Campeonato Mundial por Equipes, na madrugada deste domingo (2), em Chengdu, na China. Com o resultado, o Brasil está em segundo lugar do seu grupo, com uma vitória e uma derrota.

O último compromisso da equipe na fase de grupos será contra a Eslováquia, na segunda-feira, às 23h (de Brasília). Uma vitória garante o time na próxima fase. A partida tem transmissão ao vivo do canal do WTT no YouTube (https://www.youtube.com/c/WTTGlobal).

O primeiro jogo de Hugo Calderano contra João Geraldo começou tenso. O português, responsável pela eliminação do número 5 do mundo no WTT Grand Smash, em março, iniciou agressivo e dificultando a vida do brasileiro. Abriu vantagem, mas Calderano foi buscar a virada no primeiro set. Quando tudo indicava que o brasileiro havia se encontrado na partida, com vantagem de 4 a 0, o português tomou conta da mesa e conseguiu uma incrível virada na segunda parcial.

O terceiro set seguiu muito equilibrado, até o oitavo ponto, quando Calderano fez valer seu talento. Na quarta parcial, o português devolveu na mesma moeda e foi melhor nos momentos finais. O set decisivo foi emocionante. Geraldo abriu 2 a 0, Calderano virou para 5 a 2, mas o português voltou a encostar, obrigando o técnico Francisco Arado, o Paco, a pedir tempo para ajustar os detalhes. Finalmente, o brasileiro fechou em 3 a 2 (13/11, 6/11, 11/8, 7/11 e 11/8).

Eric Jouti tinha um duro desafio no segundo jogo. O canhoto Marcos Freitas, número 34 do mundo e um dos mais experientes mesa-tenistas do circuito mundial, prometia ser um adversário bem complicado para o brasileiro. E foi. O português teve grande desempenho e o jogo de Jouti não funcionou, com vitória do europeu em sets diretos (4/11, 6/11 e 5/11).

Outro canhoto, João Monteiro, era o obstáculo de Vitor Ishiy no terceiro duelo da série. Um jogo extremamente tenso e fundamental para a estratégia das duas equipes. Isso se refletiu no primeiro set, de muito equilíbrio e erros dos dois lados, com o português levando a melhor. O início do segundo set, com os dois atletas distantes da mesa realizando um longo e belo rali, era um prenúncio de boas notícias para Ishiy, que levou o ponto e abriu larga vantagem, administrando com tranquilidade.

Ishiy continuou mandando na mesa no início do terceiro set, mas o português conseguiu o empate. A parcial foi decidida em uma bola na rede do adversário, a favor do brasileiro.  No quarto set, Monteiro dominou inteiramente, levando a decisão para o tie-break, bem equilibrado, mas que teve o europeu melhor na reta final, faturando em 3 a 2 (10/12, 11/4, 11/9, 5/11 e 8/11).

A confiança estava ao lado dos portugueses e a pressão com os brasileiros. No duelo de “raquetes 1”, Hugo Calderano acabou levando a melhor. Foi muito bem nos serviços e soube tomar as melhores decisões nos momentos decisivos, conquistando a vitória que mantinha o time vivo na briga.

Eric Jouti ficou com a missão de decidir para o Brasil. Partiu com vontade para cima de João Geraldo e mandou no primeiro set. Geraldo reagiu e foi absoluto na segunda parcial, aproveitando alguns erros do brasileiro, que se repetiram nos sets seguintes, com o português fechando o jogo em 3 a 1 (11/7, 4/11, 7/11 e 4/11) e o confronto em 3 a 2.

Feminino

Neste domingo, às 23h, na mesa 2, é a vez da equipe feminina voltar à mesa, para enfrentar Hong Kong, no terceiro compromisso das meninas no Mundial, também com transmissão ao vivo do canal do WTT no YouTube. Até o momento, o Brasil venceu uma e perdeu outra.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com  / imprensa@cbtm.org.br



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Outras Notícias

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações