Notícia

AJTM/Jaú credencia mesa-tenista a estudar nos Estados Unidos

Oportunidade vem como recompensa pela dedicação e desempenho nas mesas

Heitor Grava vai estudar nos Estados Unidos. Foto: Ana Teixeira.

Por Carlos Sabatino

04/01/2023 16h13


Nem sempre é possível calcular os efeitos das dimensões do esporte na vida de alguém. Contudo, os resultados têm sido uma constante em muitos exemplos a nossa volta. No caso do jovem Heitor Grava Buscariolo (19), as portas da Texas Wesleyan University foram abertas graças a Associação Jauense de Tênis de Mesa (AJTM) e sua incansável treinadora Daniela Bassi.  Ademais, o curso de Ciências da Computação nos “States” chega para o atleta neste início de 2023 premiando a dedicação dele nos treinos e torneios, somada ao boletim recheado de boas notas e aprovação em uma complexa prova de conhecimentos da língua inglesa.

De acordo com Heitor, a empresa que intermediou a bolsa de estudos se valeu também de vídeos dele jogando pela AJTM. Buscariolo afirma que o sonho de estudar nos Estados Unidos se tornou realidade em virtude de uma história que começou há 10 anos, quando teve o primeiro contato com o tênis de mesa em uma escola da cidade através da recém-contratada professora Dani Bassi. “Estou com a Dani até hoje; com ela cresci aprendendo e disputei muitos campeonatos, como os Jogos Escolares, a liga Paulista, onde fui pentacampeão, além de ser vice nos Jogos Regionais e Jogos Abertos em 2022”, destacou o mesa-tenista.

Com efeito, o nome de Dani Bassi é conhecido por aqui e “nas mesas” do país como formadora de atletas e educadora. Ela costuma primar por instruções que vão além da prática esportiva, com dimensões que priorizam o esporte de rendimento, a busca pelo conhecimento e o lazer. “Enquanto ensino meus alunos passo uma visão da realidade, onde é preciso vontade, persistência, foco nos treinos e nos estudos, com muita disciplina e amor”, e o Heitor é um testemunho vivo desse método", acentua a treinadora.  Esse tipo de organização é um dos fundamentos da escolinha e do Centro de Treinamento mantidos pela AJTM. Os últimos doze meses ostentam um período pós-pandemia farto em crescimento técnico, surpreendente nas participações em competições de alto nível e no número de medalhas conquistadas.

Dani afirma que a ida de Heitor Buscariolo para os EUA é mais uma resposta ao trabalho que vem desenvolvendo há mais de 20 anos em Jaú, em meio às adversidades e resistências culturais, superadas pela persistência e pelos resultados positivos. O jovem esportista assegura que vai batalhar para “honrar tudo isso, buscando a fluência em inglês, o êxito na computação e muita evolução no tênis de mesa”. Para isso quer ganhar destaque na faculdade da cidade Texana de Fort Worth e nos campeonatos que vai disputar por lá. O embarque nesta quarta-feira (04) deixa um misto de saudades e muita torcida da equipe. Assim como os pais do Heitor, todos esperam ansiosos pela volta dele, com mais experiência e bagagem para contribuir com o trabalho por aqui. 

A despedida do atleta foi formalizada no encerramento do ano num encontro festivo regado de alegria, emoção e gratidão. Cheia de orgulho, a obstinada Dani Bassi compreende que “a família AJTM cresce, evolui a cada dia. Uns vão e outros chegam; assim vamos cumprindo nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e saudável através desse tal de ping-pong”. Parabéns ao Heitor pela conquista e sucesso nesse novo e ousado desafio. Que venha a medalha de ouro! Ah, o atleta da AJTM está convocado pela Dani para representar Jaú nos próximos Jogos Regionais. Até breve, campeão!



* As informações dos textos publicados no Portal são de inteira responsabilidade dos colaboradores.


Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ser horizontais, ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?