Notas Oficiais

(09-02-2023) 017-2023

Dispõe sobre os critérios e as indicações de atletas para integrar a Seleção Brasileira Paralímpica Permanente de Tênis de Mesa em 2023

09/02/2023 13h10


A Gerência de Seleções, no uso de suas atribuições estatutárias, informa que os critérios necessários para atletas integrarem a Seleção Brasileira Paralímpica Permanente de Tênis de Mesa no ano de 2023 estão publicados no Manual do Tênis de Mesa, item 2.1.4. DA SELEÇÃO PERMANENTE PARALÍMPICA  

Adicionalmente, informa sobre os(as) atletas que cumprem os critérios estabelecidos no documento supracitado e estão aptos(as) a participarem da Seleção Brasileira Paralímpica Permanente de Tênis de Mesa em 2023. 

Os critérios dispostos em nosso Manual São: 

a) 2.1.4.2.1. Top-6 do ranking mundial: o(a) atleta deverá ter alcançado a posição entre os 06 (seis) melhores do ranking mundial (do mês de dezembro da temporada anterior) de sua respectiva classe para que o critério seja atingido. 

b) 2.1.4.2.2. Ter até 250 (duzentos e cinquenta) pontos de diferença para o #1 de sua respectiva classe: o(a) atleta deverá ter 250 (duzentos e cinquenta) pontos ou menos de diferença para o primeiro colocado no ranking da classe. O cálculo para este critério é o seguinte: pontuação do #1 do ranking da classe menos a pontuação do(a) atleta brasileiro(a). Se o resultado for igual ou menor do que 250 (duzentos e cinquenta), o(a) atleta cumpre este critério. 

c) 2.1.4.2.3. Ter até 200 (duzentos) pontos de diferença para a média dos Top-5 da respectiva classe: o(a) atleta deverá ter 200 (duzentos) pontos ou menos de distância para a média de pontos dos 05 (cinco) atletas mais bem ranqueados da classe. Dois cálculos são necessários: o primeiro, a soma de pontos dos 05 (cinco) mais bem ranqueados da classe, divididos por 05 (cinco), que identificaram a média; o segundo, subtrair a pontuação do(a) atleta brasileiro(a) da média. Se o resultado da subtração for igual ou menor a 200 (duzentos), o(a) atleta cumpre este critério. 

d) 2.1.4.2.4. Ter até 150 (cento e cinquenta) pontos de diferença para o 6º (sexto) colocado da respectiva classe: o(a) atleta deverá ter 150 (cento e cinquenta) pontos ou menos de diferença para o sexto colocado no ranking da classe. O cálculo para este critério é o seguinte: pontuação do #6 do ranking da classe menos a pontuação do(a) atleta brasileiro(a). Se o resultado for igual ou menor do que 150 (cento e cinquenta), o(a) atleta cumpre este critério. 

e) 2.1.4.2.5. Estar somente a 02 (duas) posições do Top-20% da classe: para este critério, são considerados somente atletas que tenham alguma pontuação no ranking internacional da ITTF, não considerando atletas inativos ou que tenham pontuação igual a zero. O número de atletas em uma classe é multiplicado por 20% (0,20) ou dividido por quatro; o atleta deverá estar a pelo menos 02 (duas) posições deste resultado para cumprir o critério. 

f) 2.1.4.2.6. Ter pelo menos 03 (três) vitórias sobre atletas Top-6 da classe: o(a) atleta precisará ter, em torneios internacionais, pelo menos 03 (três) vitórias, nos últimos 04 (quatro) anos (48 meses anteriores a análise dos critérios), sobre atletas Top-6 do ranking internacional. Para saber se o adversário é um Top-6, considera-se o ranking internacional publicado antes do início do torneio no qual a vitória foi obtida. Em caso de partidas contra atletas de outras classes, para definição se um(a) atleta é Top-5, deverá ter como base a pontuação do(a) adversário(a) e comparar com a pontuação do #5 do ranking da respectiva classe. As vitórias são consideradas por partida e não por adversários. 

g) 2.1.4.2.7. Ser da categoria de base, Sub-23 e ter repertório técnico suficiente aprovados pela comissão técnica. 

h) 2.1.4.4.2. Para que possam ser indicados(a), um(a) atleta deverá ter cumprido pelo menos 01 (um) critério, ou que tenha idade sub-23 (não poderão ter completos 23 anos em 31/12 do referido ano) ou tenha sido medalhista na última edição dos Jogos Paralímpicos ou Campeonato Mundial (a competição que tiver sido a mais recente em relação à avaliação dos critérios). Estes atletas terão 24 (vinte e quatro) meses para atingir o mínimo de 04 (quatro) critérios ora estabelecidos. Caso não atinjam os critérios no tempo previsto, a continuidade na Seleção Permanente precisará passar por avaliação da Comissão Técnica. 

Os (As) atletas que cumprem os critérios são: 

Nome Do(A) Atleta 

Classe 

Clube 

Federação 

Número de critério atingido 

1- BRUNA COSTA ALEXANDRE 

10 

SOC.ESP. RECREAT. CULT. SANTA MARIA/S.CAETANO 

FEDESP 

06 

(A, B, C, D, E, F) 

2- SOPHIA PEMISA KELMER 

08 

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB 

FEDRJ 

06 

(A, B, C, D,E,F) 

3- DANIELLE RAUEN 

09 

INSTITUTO MATOSTT/SESISP/LORENA 

FEDESP 

06 

(A, B, C, D, E, F) 

4- CÁTIA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA 

02 

INSTITUTO MATOSTT/SESISP/LORENA 

FEDESP 

06 

(A, B, C, D, E,F) 

5- JOYCE FERNANDA DE OLIVEIRA QUINZOTE 

04 

INSTITUTO MATOSTT/SESISP/LORENA 

FEDESP 

04 

(A, B, C, D, F) 

6- MARLIANE AMARAL SANTOS 

03 

APMDFESP 

FEDESP 

01 

(H)  

7- EVELLYN PEREIRA DOS SANTOS 

11 

ACADEMIA FITPONG DE TÊNIS DE MESA 

FEDDF 

01 

(G)  

8- ISRAEL PEREIRA STROH 

07 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA HEBRAICA DE SÃO PAULO 

FEDESP 

05 

(B, C, D, E, F) 

9- PAULO SERGIO SALMIM FILHO 

07 

INSTITUTO MATOSTT/SESISP/LORENA 

FEDESP 

04 

(B, C, D, F)  

 

10- LUCAS CARVALHAL ARABIAM 

05 

ASSOC. NOVA ERA DE T.M 

FEDESP 

01 

(G, H)  

11-PAULO HENRIQUE GONÇALVES FONSECA 

07 

INSTITUTO MATOSTT/SESISP/LORENA 

FEDESP 

01 

(G) 

 

A avaliação dos critérios foi realizada no mês de dezembro/2022 e a nova avaliação dos critérios será realizada em dezembro/2023. 

Como forma de complementar os treinamentos da Seleção permanente a Comissão Técnica após análise dos perfis técnicos esportivos e verificando a necessidades táticas e técnicas da seleção, convidou os atletas a seguir para comporem os treinamentos e desenvolverem seus potenciais juntamente com a Seleção Permanente. Abaixo lista de convidados por classe e Naipe  

Os (As) atletas que convidados são: 

Nome Do(A) Atleta 

Classe 

Clube 

Federação 

1- LETHICIA RODRIGUES LACERDA 

08 

ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE GOIÁS-ADFEGO 

FEDGO 

2- THAIS FRAGA SEVERO 

03 

ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE GOIÁS-ADFEGO 

FEDGO 

3- JENNYFER MARQUES PARINOS 

09 

CR SALDANHA DA GAMA/SANTA CECÍLIA/FUPES 

FEDESP 

4- ALLANA MASCHIO 

09 

ASSOC. DE APOIO ÀS FAMÍLIAS DE DEFICIENTES FÍSICOS 

FEDSC 

5- ALINE MENESES FERREIRA 

07  

INCLUSIVO CLUBE PARADESPORTIVO 

FEDESP 

6- LUCAS DOS SANTOS CARVALHO 

09 

ASSOC. NOVA ERA DE T.M 

FEDESP 

7- CARLOS EDUARDO FREIRE DE MORAES 

05 

CR SALDANHA DA GAMA/SANTA CECÍLIA/FUPES 

FEDESP 

8- THIAGO SIMÕES GOMES 

11 

INSTITUTO MATOSTT/SESISP/LORENA 

FEDESP 

 

9- FÁBIO SOUZA DA SILVA 

03 

KOSMOS CLUBE - SP 

FEDESP 

 

A CBTM reserva o direito de a qualquer momento em desfazer o convites para a lista dos(as) atletas acima.  

Este dispositivo passa a vigorar na data de sua publicação. 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações