Notícia

Lucas Arabian revela sua ansiedade em ficar apenas na torcida durante o Aberto Paralímpico do Brasil

Integrante da Seleção Brasileira e um dos ídolos da modalidade, ele ainda está se recuperando de uma cirurgia e não disputa o torneio internacional

Lucas Arabian está treinando saques neste momento de recuperação. Foto de Arquivo: André Soares.

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

23/03/2023 21h00


Medalhista no último Campeonato Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa, ídolo e um dos jovens mais vencedores da modalidade, Lucas Arabian não poderá ajudar a equipe brasileira no Aberto do Brasil, que terá início nesta sexta-feira (24), em São Paulo. Ainda em recuperação de uma realizada em novembro do ano passado ele estará na torcida para que os atletas do país conquistem muitas medalhas na competição.

“Assistir a uma competição internacional como essa, do lado de fora, dá uma agonia muito grande. Ainda estou me recuperando da cirurgia que fiz, fazendo exercícios na academia, fisioterapia. Na mesa, apenas treinos de saque. Mas estarei torcendo firme para os atletas do Brasil. Além disso, assistindo sempre se aprende alguma coisa, não só jogando”, disse Lucas, que deu detalhes sobre a cirurgia à qual foi submetido:

“Eu coloquei uma haste para correção de escoliose, da parte de cima até a de baixo da minha coluna”, explicou, falando também sobre sua previsão de quando poderá voltar a praticar o tênis de mesa.

“Estou visando poder competir no Parapan-Americano de Jovens, em Bogotá, no início de junho. Sobre participar de algum Torneio Aberto, não sei dizer, afinal não voltei a treinar na mesa ainda”.

Segundo Lucas Arabian, sua conquista da medalha de bronze (na classe 5) no Mundial de Granada, Espanha, foi algo surpreendente. A cirurgia, programada, foi realizada logo após a competição e, de certa forma, impediu que ele pudesse dar continuidade ao grande momento que vivia na ocasião.

“Para ser sincero, eu não esperava conquistar uma medalha neste Mundial. A cirurgia estava programada há algum tempo; sei que se eu tivesse prosseguido jogando, acredito que estaria bem embalado agora. Mas era necessário fazer a cirurgia, foi no momento certo, não poderia adiar mais. Tudo ao seu tempo. Agora é me recuperar bem e voltar a treinar visando esse ciclo olímpico”, afirma Lucas, já almejando a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

TREINOS DE SAQUES

Lucas Arabian acredita que a parada nas atividades em razão do procedimento cirúrgico pode lhe trazer mais benefícios do que somente a correção do problema que possuía. Ele espera, inclusive, evolução nas mesas.

“Espero voltar mais forte após esse período. Afinal, estou melhorando a minha forma física. Sei que vai limitar alguns movimentos meus de rotação, mas espero estar melhor fisicamente. Iniciei os treinos de saques há umas três semanas, por enquanto estou me limitando a isso”.

Aliás, no treino de saques, Lucas tem como inspiração o falecido campeão e ídolo do tênis de mesa brasileiro Cláudio Kano. Durante um período no qual quebrou a perna, Kano teve que se dedicar somente aos treinos de saque, algo que o proporcionou desenvolver de maneira intensa o fundamento.

“Conheço a história do Kano. Não sei vou ficar com um saque tão difícil de pegar quanto o dele, mas estou me aperfeiçoando bastante”, declarou Lucas Arabian, falando também sobre a evolução da equipe brasileira em relação à última edição do Aberto do Brasil:

“O Brasil melhorou muito. Sei que desta vez haverá muitos atletas internacionais de bom nível, mas acredito que poderemos conquistar mais medalhas do que na última edição”, concluiu o paulista Lucas, atleta da classe 5, que completará 17 anos de idade em maio deste ano.        



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações