Notícia

Sorriso no rosto e muita intensidade: ídolo do tênis de mesa, Hugo Hoyama mostra felicidade em nova fase com a Seleção paralímpica

Maior vencedor do tênis de mesa em Jogos Pan-Americanos afirma que atual experiência em sua carreira é gratificante e mostra satisfação com desempenho dos paralímpicos.

Hugo Hoyama é um dos técnicos da Seleção paralímpica. Foto: André Soares.

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

24/03/2023 23h00


Um dos grandes ídolos do tênis de mesa brasileiro, Hugo Hoyama é um dos técnicos da equipe brasileira que atuou nesta sexta-feira (24) no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no dia de abertura do Aberto Paralímpico do Brasil. Após vários anos como treinador da equipe olímpica feminina, ele atualmente é um dos profissionais que atuam no dia a dia da Seleção Brasileira Paralímpica. E a nova função traz ao treinador um brilho no olhar diferenciado em sua trajetória.

Satisfeito e animado com as atribuições de sua atual ocupação, Hugo demonstra sorriso no rosto ao relatar como a frequência de convivência com os atletas, com sequência de treinamentos e competições, beneficia o desenvolvimento de seu trabalho.

"Poder estar reunido com os atletas paralímpicos com mais frequência do que acontecia com os olímpicos, já que a Seleção não se reunia tanto, é muito importante. Venho aqui ao Centro Paralímpico duas vezes por semana para treinar com o pessoal e posso afirmar que todos estão muito engajados no projeto de continuar fazendo bonito no nosso tênis de mesa paralímpico. Não só em Mundiais e Parapan-Americanos, mas principalmente em Paralimpíadas", afirmou Hugo, fazendo elogios à forma física de seus atuais comandados.

"Quando eu precisar jogar algum torneio, garanto que estarei numa forma física excelente, pois o grau de exigência nos treinos com os atletas paralímpicos é muito grande. O ritmo é intenso. Treino com a Dani (Rauen), com a Jennyfer (Parinos), com o Israel (Stroh)... Não é fácil", garantiu.

Sobre sua abordagem durante os treinamentos com os atletas paralímpicos sem ter, durante sua carreira como atleta, partilhado da mesma condição, Hugo Hoyama afirmou:

"Procuro conversar bastante, passar muitas dicas a eles. Como bater na bolinha, como executar os movimentos. Mas o principal foco é na motivação. Escuto muito deles que o nível que eu emprego nos treinos é mais forte do que encontram nos campeonatos, mas que isso os ajuda bastante. Esse tipo de comentário me deixa muito feliz".

INTENSIDADE

Dono de um saque potente e de uma terceira bola muito forte até hoje, Hugo Hoyama procura colocar intensidade nos treinamentos. Ou seja, não há moleza para os atletas durante as atividades no Centro Paralímpico Brasileiro.

"Nos treinos, faço minhas jogadas como fazia no olímpico; claro que, às vezes, tento colocar as bolas mais nas raquetes deles, mas eventualmente forço no meu ritmo normal para que possam adquirir um aprimoramento maior. E eles conseguem, pois possuem um nível muito bom. Agradeço ao Sandro Abrão (gerente de seleções da CBTM) por ter me convidado para participar destes treinamentos. Está sendo muito legal trabalhar com eles. Vejo que se sentem bem com a minha presença. Para mim, é uma honra", concluiu. 

Hugo declarou que a união dos atletas e a seriedade com que encaram os treinos e competições farão com que o sucesso do tênis de mesa paralímpico brasileiro se prolongue por muito tempo. Principalmente pelo suporte que a CBTM tem dado para esse desenvolvimento.

    

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações