Notícia

Cátia Oliveira e Bruna Alexandre garantem medalhas no Aberto da Eslovênia; Jenny Parinos encara chinesa visando ir às semifinais da classe 9

Brasileiras jogam nesta quinta-feira (11) buscando as vagas nas finais da competição

Jennyfer Parinos será a primeira brasileira a ir à mesa nesta quinta-feira (11). Foto: Miriam Jeske/CBTM

10/05/2023 19h30


O Brasil já garantiu duas medalhas no Aberto Paralímpico Fa40 da Eslovênia e vai em busca de mais uma conquista na cidade de Lasko. Isso porque Cátia Oliveira e Bruna Alexandre já estão nas semifinais individuais das classes 2 e 10, respectivamente, confirmando assim nosso país no pódio nas duas categorias. E quem pode se juntar a elas é Jennyfer Parinos.

A brasileira, que disputa os jogos da classe 9, ainda tem mais um compromisso visando as semifinais: a chinesa Meng Liu. O duelo válido pelas quartas de final acontece nesta quinta-feira (11), às 4h30 (horário de Brasília). Avançando, Jenny confirma a terceira medalha para o Brasil nas disputas individuais. 

Um pouco mais tarde, às 6h, é a vez de Cátia Oliveira brigar por uma vaga na grande final da classe 2. Após avançar na segunda colocação de sua chave, Cátia eliminou Chilchitraryak Bootwansirina, da Tailândia, por 3 sets a 2 nas quartas de final e agora enfrenta a italiana Giada Rossi.


Cátia Oliveira vai à mesa nesta quinta-feira (11) buscando vaga na final da classe 2

Já Bruna Alexandre, que avançou às fases eliminatórias com duas vitórias, aguarda a adversária das semifinais. Às 7h30, a Brasileira da classe 10 jogará contra a vencedora da partida entre Xiaojing Zhao, da China, e Thea Nielsen, da Dinamarca.

O Aberto Paralímpico Fa40 da Eslovênia está sendo transmitido pelo canal oficial da ITTF no Youtube.


Bruna Alexandre aguarda adversária e joga pelas semifinais

Seis brasileiros se despedem da disputa individual nas quartas de final 

Mesmo com resultados expressivos, alguns atletas do Brasil não conseguiram avançar às fases mais agudas do Aberto Paralímpico. É o caso de Guilherme Costa, que venceu o número 1 do ranking da classe 2 masculina, o francês Fabien Lamirault, nas oitavas de final,  mas acabou sendo superado pelo número 2 do ranking logo na sequência. Enfrentando o  polonês Rafal Czuper, o brasileiro acabou sofrendo um revés: 3 sets a 1. 

Sophia Kelmer liderou sua chave vencendo a número 2 do ranking da classe 8, a francesa Thu Kamkasomphou. Nas fases eliminatórias, a brasileira acabou sendo superada também nas quartas de final, encarando a japonesa Yuri Tomono por 3 sets a 2.

Pela classe 3, Marliane Santos bateu a número 5 do ranking e avançou na liderança do grupo. Mas logo na sequência a brasileira se despediu da competição no individual. Marliane foi superada por Helena Karic, da Croácia, por 3 sets a 2.


Joyce Oliveira enfrentou a número 3 do ranking e foi superada

Após avançar às oitavas de final na segunda colocação da chave, Joyce Oliveira deu adeus aos jogos da classe 4 na Eslovênia após ser superada pela número 3 do ranking, Wijittra Jaion. A partida válida pelas quartas de final terminou com o placar de 3 sets a 0 para a atleta da Tailândia.

Pela classe 7, Israel Stroh liderou sua chave com 100% de aproveitamento e se classificou às fases eliminatórias. Nas oitavas de final, vitória contra Henrik Brammer, da Dinamarca, por 3 sets a 1. Já nas quartas revés para o polonês Maksym Chudzicki: 3 sets a 1.

Com duas vitórias na fase de grupos, Lethicia Lacerda avançou às quartas de final para encarar a número 1 do ranking da classe 8 feminina. No confronto, 3 sets a 0 para Aida Dahlen, da Noruega.

Adeus na fase de grupos 

Mas nem todos os brasileiros conseguiram avançar às fases eliminatórias do Aberto Paralímpico Fa40 da Eslovênia. Se nove atletas do Brasil foram pelo menos às quartas de final, sete se despediram da disputa individual ainda na fase de grupos. 

Paulo Salmin (classe 7), Lucas Carvalho (classe 9), Danielle Rauen (classe 9), Gabriel Antunes e Claudio Massad (classe 10), Thiago Gomes e Evellyn dos Santos (classe 11) ficaram abaixo da zona de classificação em suas chaves e se despediram dos jogos individuais ainda na primeira fase. 


Evellyn dos Santos se despediu da disputa individual na fase de grupos



 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações