Notícia

Atletas paralímpicos e olímpicos encerram período de preparação intensiva neste domingo

Paralímpicos se preparam para a disputa do Parapan de Jovens, na Colômbia; meninas do olímpico são observadas pelo técnico da Seleção adulta em São Paulo

Equipes olímpica e paralímpica reunidas no CPB. Foto: Acervo Pessoal.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

20/05/2023 14h30


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promoveu, durante esta semana, um período de treinamentos intensivos de atletas olímpicos e paralímpicos, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). As atividades serão encerradas neste domingo (21).

Os paralímpicos convocados estão se preparando para a disputa do Parapan de Jovens, de 2 a 4 de junho, em Bogotá, na Colômbia. O time é de peso, contando inclusive com medalhistas do último Mundial Adulto, em Granada, na Espanha, como são os casos de Lucas Arabian (classe 5) e Sophia Kelmer (classe 8). Completam o grupo Jean Carlos de Souza (classe 8), Cadu Moraes (classe 5), Karina Becker (classe 9), Lethicia Lacerda (classe 8), Nicole dos Santos (classe 2) e Gabriel Antunes (classe 10).

Parte dos olímpicos – todas atletas do feminino – se preparam para a disputa do Campeonato Sul-Americano Adulto. São os casos de Bruna Alexandre, Laura Watanabe e Victória Strassburger. As demais – Sabrina Miyabara, Lana Ozeki, Sofia Kano e Abigail Araújo – foram acompanhadas de perto pelo técnico da Seleção feminina adulta, Jorge Fanck.

“Sempre vamos colaborar também com essa interação entre olímpicos e paralímpicos. Os paralímpicos têm uma cadência de jogo muito interessante e que ajuda bastante o time feminino, enquanto as meninas do olímpico podem contribuir também com eles com um treinamento de nível olímpico”, detalha Fanck, sobre a interação.

Se para os atletas do paralímpico o objetivo está bem próximo, no caso o Parapan de Jovens, no olímpico o trabalho passa a ser uma rotina. De acordo com o novo planejamento traçado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para a Seleção feminina, os treinamentos presenciais com o técnico Jorge Fanck, que assumiu o comando da equipe em março, vão acontecer ao menos uma vez por mês.

“O objetivo inicial é que eu vá para São Paulo ministrar treinamentos para a Seleção principal. Chamamos as atletas que já vão participar das competições adultas, como os casos da Bruna, Laura e Victória e também algumas outras que estão se destacando nas categorias de base. Aos poucos, vamos fazendo cada vez mais essa interação, entre as principais atletas com as mais jovens. É interessante destacar que vamos mesclar as principais atletas com os talentos da base. Isso é primordial”, explica.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações