Por CBTM
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) tem como um dos objetivos em seu projeto pedagógico a preocupação com a cidadania, buscando soluções para os problemas sociais, e maior articulação entre os conhecimentos científicos e os interesses cotidianos da população.
Por estar inserida em uma região bastante carente, tem como obrigação oferecer possibilidades de desenvolvimento científico e tecnológico propondo projetos de intervenção para melhorar diferentes setores sociais.
Na região leste de São Paulo, uma população que tem muita dificuldade para acesso a saúde e educação é formada por indivíduos com alguma deficiência que causa incapacidades em desempenhar suas funções diárias e convívio social. Este projeto tem como objetivo, propor a organização de um grupo interdisciplinar composto por professores da USP, associações beneficentes, profissionais da rede pública de saúde (Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Psicólogo e Medico) junto com alunos dos cursos de graduação da EACH-USP.
Os profissionais e alunos integrados irão avaliar, intervir e acompanhar indivíduos com diferentes deficiências por meio de esportes adaptados. O acompanhamento e intervenção dos deficientes por um grupo especializado viabilizará benefícios para a população e possibilidade de conhecimento ao aluno. Estão em execução vários projetos com apoio interdisciplinar estabelecido com diferentes organizações não governamentais que atuam desde início de 2010 com esporte adaptado na EACH-USP, quais sejam; 1-Esporte para indivíduos com Síndrome de Down e pessoas cadeirantes (lesão medular e síndrome pós-poliomielite) por meio do tênis de mesa adaptado e participação da ADIPPNE (Associação de defesa da inclusão do paradesporto portador de necessidades especiais); 2-esporte para pessoas com deficiência visual com ênfase no goalball com participação da APADV (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais); 3-esporte para pessoas com defi.
Integrantes: Michele Schultz Ramos de Andrade - Integrante / Carlos Bandeira de Mello Monteiro - Coordenador.
O Professor Carlos foi homenageado com um troféu, pois vem dando total apoio ao TÊNIS DE MESA ADAPTADO coordenado pela Soraia Alvarenga, Atleta e Presidente da ADIPPNE e Ivanildo Pessoa de Freitas Diretor Desportivo e atleta de alto rendimento da modalidade assim realizando um grande sonho. Trazer o esporte adaptado para a Zona Leste.
Participou do torneio cerca de 25 pára-atletas de várias entidades diferentes, o que representa um número razoável, para um evento Paralímpico. Os atletas disputaram jogos nas categorias OPEN, em que jogam somente cadeirantes e andantes entre si, e em seguida jogaram as categorias por classes funcionais (de 02 a 05 cadeirantes e de 06 a 10 andantes).
Mais uma vez a região de São Paulo zona Leste , Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP ; Soraia Alvarenga e sua grande equipe onde pode contar com diversos Alunos e Doutores Professores da Universidade acreditando no trabalho que vem desenvolvendo a Federação Paulista de Tênis de Mesa, nos concedeu amplo apoio ao evento,inclusive teve curso de arbitragem onde os árbitros recém formados desenvolveram o trabalho com louvor.