Por CBTM
O tênis de mesa de Pedro do Rio está comemorando neste mês de setembro, 15 anos de história. Fundada por Daniel Ramos no dia 09 de setembro de 1995, a equipe trouxe muitas conquistas e glórias para Petrópolis ao longo destes anos e mesmo com todas as dificuldades, passando inclusive por um período de inatividade, a modalidade renasce no distrito com toda força, principalmente graças ao apoio que vem recebendo do Prefeito Paulo Mustrangi.
Como presente por uma década e meia de muita dedicação e trabalho, o treinador Daniel Ramos recebeu a noticia da convocação de cinco atletas para a seletiva estadual, sendo que Maria Eduarda Perez obteve a classificação antecipada para a seleção do Rio de Janeiro que disputará o campeonato brasileiro em outubro, além de Pedro Teixeira e Thauany Correa que se classificaram na seletiva.
Desde o dia 24 de agosto de 2009, há um ano, a convite do prefeito Paulo Mustrangi e da primeira-dama Marileine Mustrangi, contando ainda com o apoio do vereador João Tobias, Daniel voltou a desenvolver seu trabalho em Pedro do Rio e desde então o tênis de mesa está no Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, coordenado por Luis Henrique Pércia.
Contando com apoio da Prefeitura de Petrópolis e da empresa Águas do Imperador a equipe petropolitana esta na quarta colocação no ranking geral de clubes do estado e festejando seus 15 anos de atividade com a certeza que um projeto que era apenas um sonho se tornou realidade e hoje mais de 250 crianças podem praticar gratuitamente o tênis de mesa no distrito.
Um pouco mais sobre a história do tênis de mesa no distrito
Há 15 anos um sonho aparentemente impossível foi iniciado no distrito de Pedro do Rio pelo jovem Daniel Ramos, na ocasião com 17 anos e iniciando sua trajetória no tênis de mesa. Ainda como atleta, Daniel se viu obrigado a testar realmente seu desejo em ingressar na modalidade, pois o distrito de Pedro do Rio, até então, era uma localidade sem nenhum trabalho esportivo e para ter a chance de praticar a modalidade havia a necessidade em atravessar toda cidade, isso há 15 anos com todas as dificuldades no transporte, além de investir em cursos realizados principalmente no estado de São Paulo.
Encantado com todos os benefícios que o esporte proporciona e observando a necessidade da realização de um trabalho esportivo no distrito de Pedro do Rio que pudesse oferecer o esporte como uma concepção saudável de vida, Daniel decidiu começar um trabalho com o tênis de mesa na localidade. No início tudo parecia ser apenas um sonho distante de um jovem idealista, mas à medida que os anos passaram novos adeptos foram ingressando na modalidade e se incorporando a este sonho.
O treinador começou suas atividades em maio de 1995 na Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, através do incentivo da então diretora Áurea Maria Braga Martinho, professora Aurinha, mas oficialmente a primeira escolinha de tênis de mesa teve seu início no dia 09 de setembro de 1995 no Colégio Cenecista Pedro do Rio, na ocasião com apoio do presidente do setor administrativo Dilmar Zanatta. O tênis de mesa ficou no colégio Cenecista até 1998, chegando a disputar importantes campeonatos no estado de São Paulo, como a Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa nos anos de 1997 e 1998, revelando seus primeiros atletas para o cenário estadual, caso de Leonardo Taboada, Frederico Rodrigues, Pablo Lima e Leandro Matsunaga que viria posteriormente a conquistar dois títulos brasileiros.
A partir de 1998, o sonho do tênis de mesa começou a se tornar realidade, quando o então presidente do Esporte Clube Pedro do Rio, Ricardo Taboada, decidiu levar o treinador Daniel Ramos para sua diretoria e investir na modalidade. Ricardo foi como um “pai” para o tênis de mesa no distrito, afinal mais do que presidente de um clube, o bancário aposentado assumiu a causa e lutou ao lado do treinador e seus atletas pela manutenção do tênis de mesa.
Mesmo sem patrocínio e sem apoio do poder público, Daniel conseguiu um verdadeiro milagre, formando no distrito uma equipe vencedora que trouxe para a cidade o título inédito dos Jogos Abertos do Interior, além de conquistar mais de 30 títulos estaduais, revelando diversos atletas para a seleção do Rio de Janeiro, conquistando ainda a terceira colocação no campeonato brasileiro de clubes em 2002 e o treinador Daniel Ramos ainda se tornando campeão brasileiro no comando da seleção do Rio de Janeiro.
A partir de 2006, após o termino de todas as atividades esportivas do clube, Daniel passou por um período de 2 anos afastado da modalidade. Mas o amor pelo esporte falou mais alto e no ano de 2009, o treinador voltou a disputar o campeonato estadual, desta vez pelo Sport Club Magnólia, coincidentemente clube que iniciou sua carreira como atleta, disputando suas primeiras competições estaduais, contando com o apoio do presidente Flavio Fiuza, outra pessoa que acolheu e confiou no trabalho do treinador Daniel Ramos, principalmente num momento tão difícil que foi sua volta as atividades.
"Minha volta foi mais difícil que o inicio da minha carreira, pois não tínhamos muitos atletas e carregávamos o fardo da obrigação de conquistar bons resultados, mas o Flavio, presidente do Magnólia, sempre confiou no trabalho e devo muito a ele por ter me dado a chance de voltar ao esporte" finalizou Daniel Ramos.