Por CBTM
Na busca para desenvolver o esporte em alto rendimento no Brasil, estados e nas confederações nacionais olímpicas do país, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) organizou em sua sede na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro o Seminário Internacional de Psicologia do Esporte, nos dias 08 e 09 de Outubro.
O evento contou com a presença de líderes como o próprio presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Dr. Carlos Arthur Nuzman. Representando a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) estiveram presentes o professor de Marília/SP, Nelson Machado responsável pela detecção de talentos nacional e o treinador de Petrópolis/RJ Daniel Ramos.
Ainda estiveram presentes alguns dos principais nomes do esporte brasileiro, como o técnico bi-campeão olímpico José Roberto Guimarães (voleibol), Natalia Flavigna (taekwondo), que conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, a dupla de vôlei de praia Adriana Behar e Shelda, prata em duas olimpíadas e alguns dos principais nomes mundiais da psicologia esportiva, como o grego residente na França Makis Chamalidis, autor do livro: cabeça de Campeão (que trabalha no Centro Olímpico da França com Michel Blondel treinador da seleção da Franca de Tênis de Mesa e que já ministrou 10 clinicas com Nelson Machado em Marília/SP), Dietmar Samulski e Samia Hallage, psicóloga da seleção brasileira de vôlei feminino.
O COB vem desenvolvendo desde 2007 um grande trabalho no desenvolvimento científico para todas as áreas do esporte, principalmente a partir da criação do Núcleo Científico do COB, respaldando o atleta olímpico em sua preparação física e técnica.
Atualmente o desenvolvimento do esporte em alta performance tem a necessidade de estar associado as demais áreas científicas na busca por informações dos atletas e principalmente no planejamento para o desenvolvimento deste atleta em todas as áreas.
A participação neste Seminário Internacional ficou restrita as Confederações que indicaram dois nomes em cada modalidade. Participaram o mariliense Nelson Machado da ADM/Criativo/SEL, responsável pelo Projeto de Detecção de Talentos para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016, e Daniel Ramos da ADM-Petropolis/RJ.
Mais do que participar de um seminário internacional ao lado de algumas das principais figuras do esporte nacional, Nelson e Daniel conseguiram trazer o reconhecimento nas mais importantes áreas por seu trabalho para suas cidades, estados, para o Tênis de Mesa do Brasil e para a CBTM.
"Este Seminário Internacional de Psicologia do Esporte contou com a presença de algumas das maiores sumidades no tema e tive a honra de ser um dos "dois" indicados pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa para representar a modalidade e conseqüentemente ser o representante da cidade de Marília e da CBTM neste tão importante evento. Fiquei realmente muito feliz com essa indicação, pois o nosso trabalho cada vez mais vem obtendo reconhecimento não só na cidade de Marília, mas por todo Brasil. Sou muito grato por esta indicação e ao presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Dr. Alaor Azevedo, por ter aceito meu nome como representante do tênis de mesa neste tão importante evento do Comitê Olímpico Brasileiro. Agradeço a todos que vem acreditando no projeto do Tênis de Mesa em no Brasil e vamos continuar trabalhando duro para chegar cada vez mais longe", avaliou Nelson Machado.