Por CBTM
O evento é considerado um dos maiores do mundo reunindo para-atletas na faixa etária de 14 a 20 anos, representando 21 estados brasileiros. A competição visa revelar talentos para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de 2016.
Os mesa-tenistas catarinenses Ramon Colombo da Silva e Bruna Costa Alexandre, ambos de Criciúma, garantiram na manhã desta quarta-feira (8), as duas primeiras medalhas de ouro pra Santa Catarina nas Paraolimpíadas Escolares, competição que iniciou nesta quarta-feira em São Paulo. Os dois são deficientes físicos e conquistaram a primeira colocação de maneira invicta.
Bruna confirmou seu favoritismo na Classe 10 Feminino A e ganhou os quatro jogos por 2 sets a 0. A mesa-tenista é veterana no esporte ela é integrante da seleção permanente de tênis de mesa. Com a conquista de inúmeros campeonatos nacionais e internacionais o próximo desafio da atleta é ficar entre as três melhores no Mundial da Coréia, em outubro.
Também vencendo os quatro jogos da Classe 8 e 9 A e 9B Masculino que disputou por 2 sets a 0, Ramon deu mais um passo para conquistar seu maior objetivo: integrar a Seleção Brasileira Paraolímpica. Para alcançar isso, o atleta treina cerca de 5 horas por dia em Criciúma, e já conquistou o 2º lugar no Parajesc deste ano e, no ano passado, ficou em 3º lugar nas Paraolimpíadas Escolares. O atleta está em 2º lugar no ranking estadual.
Outros dois catarinenses que ficaram bem colocados foram Renan José da Silva Dias que conquistou a medalha de prata e Éric Pereira dos Santos da Silva que ficou com a 4ª colocação no naipe masculino. Nesta quarta-feira à tarde a disputa por medalhas no tênis de mesa será na categoria deficientes intelectuais (DI) e após será realizada a solenidade de entrega de medalhas.