Por CBTM
O Rio de Janeiro sediará mais um grande evento esportivo internacional, além dos Jogos Mundiais Militares, em 2011, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016: a cidade acaba de ser escolhida para abrigar os Jogos Mundiais dos Trabalhadores, em 2013.
A decisão foi tomada em reunião na Sicília, sul da Itália, da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), organismo europeu vinculado à Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Pesaram na escolha do Rio, cuja candidatura foi oficializada no último dia 5 de outubro por diretores do Serviço Social da Indústria (SESI), a infraestrutura, a atratividade turística da cidade e a experiência do SESI na realização de competições internacionais de trabalhadores.
A informação é do gerente-executivo de Cultura, Esporte e Lazer da instituição, Eloir Simm, que participou das negociações na Sicília. Será a primeira vez que os Jogos Mundiais da CSIT, uma espécie de olimpíadas dos trabalhadores, ocorrerão fora da Europa.
Ainda não está definida - se junho ou julho de 2013 - a época exata dos Jogos Mundiais dos Trabalhadores, que serão realizados no ano do centenário da CSIT, mas estima-se a participação de delegações de mais de 20 países.
O SESI havia apresentado informalmente a candidatura do Rio em julho passado, nos últimos Jogos Mundiais, em Tallinn, na Estônia, baseando a proposta no currículo de seis torneios mundiais de trabalhadores, de várias modalidades, que organizou no país. "A receptividade foi muito boa", recorda Simm. O presidente da CSIT, Harald Bauer, afirmara, na ocasião, que o Brasil tem totais condições de sediar os Jogos Mundiais dos Trabalhadores em 2013. "Já acompanhei torneios organizados pelo SESI e sei como a instituição ɠ primorosa no planejamento e execução de torneios esportivos", disse Bauer.
Com a aprovação da candidatura do Rio, o Brasil poderá melhorar seu desempenho na competição com o apoio direto da torcida. Representado pelo SESI, que levou à Estônia uma delegação recorde, de 153 trabalhadores, o Brasil conquistou em julho a quarta posição no ranking geral do torneio, com 49 medalhas em seis dias de disputa.
Concorrendo com trabalhadores de 22 países, os brasileiros foram campeões no futebol de campo e alcançaram o pódio na natação, atletismo, vôlei de praia, tênis e Tênis de Mesa. Apenas no voleibol e no xadrez o Brasil não conquistou medalhas.
O SESI estimula as atividades esportivas nas empresas com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho saudável e, dessa forma, aumentar a produtividade. A seleção para os Jogos Mundiais é feita nos Jogos Nacionais, que mobilizam anualmente cerca de 2 milhões de trabalhadores no país. A última edição dos Jogos Nacionais ocorreu em abril, em Bento Gonçalves (RS), e a próxima está marcada para março de 2011, em Salvador.