Por CBTM
Está tudo pronto para o 1º Congresso Paralímpico Brasileiro, que será realizado dias 19 e 20 de novembro, em Campinas (SP). Na segunda-feira, 08, a Comissão Científica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) se reuniu na cidade paulista, exatamente para conferir os últimos preparativos para o evento.
--- Estamos muito confiantes no sucesso do 1º Congresso Paralímpico Brasileiro devido ao alto nível da organização --- ressaltou o presidente do CPB, Andrew Parsons.
Outro indicativo apontado por Parsons como garantia de sucesso do Congresso foi a alta procura que as inscrições tiveram. Em apenas dois dias de inscrições, mais de 180 pessoas de todo o país já haviam garantido sua participação. As 500 vagas foram preenchidas em menos de um mês. Os cursos do Pré-Congresso, que serão dias 17 e 18 de novembro, e contarão com especialistas internacionais, também tiveram suas inscrições esgotadas em apenas dois dias.
--- A grande procura é uma prova de que havia uma demanda de eventos desse tipo, que discutam cientificamente o Esporte Paralímpico, principalmente chancelados pelo CPB. Certamente dos trabalhos apresentados no Congresso surgirão muitas novidades para o Esporte Paralímpico, que nos apontarão caminhos interessantes.
O coordenador da Academia Paraolímpica Brasileira e professor da Unicamp, José Júlio Gavião, destacou a continuidade da procura por vagas, mesmo após as inscrições terem se encerrado.
--- Ainda existe uma grande distância entre a ciência e a sociedade. Esse congresso mostra que os profissionais que trabalham diretamente com a sociedade estão buscando essa aproximação, que é exatamente um dos objetivos do Congresso --- disse Gavião.
O Congresso
O 1º Congresso Paralímpico Brasileiro é uma promoção do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), através da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Serão dois dias de cursos e discussões com profissionais nacionais e internacionais especializados em Esporte Paralímpico. Serão abordados temas como a formação de recursos humanos para o Esporte Paralímpico, classificação funcional e treinamento e avaliação em Esporte Paralímpico.
Além disso, dias 17 e 18, à véspera do Congresso, haverá três cursos com convidados internacionais: Colin Higgs, do Conselho Internacional para Ciência do Esporte e Educação Física, falará sobre o processo de formação de jovens atletas; Marco Cardinale, da Associação Olímpica Britânica, abordará os princípios de treinamento; e Peter Van de Vliet, diretor científico e médico do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), tratará dos princípios da classificação funcional.
O público alvo do 1º Congresso Paralímpico Brasileiro são treinadores, classificadores funcionais, profissionais de áreas afins ao esporte Paralímpico, profissionais da área da saúde, professores e estudantes universitários.
Cerca de 50 trabalhos de todo o país foram inscritos para serem apresentados durante o Congresso.
--- Esperamos conseguir atingir a comunidade paraolímpica no que ela mais precisa, que é a divulgação de informações, estudos, pesquisas --- explica o diretor técnico do CPB, Edílson Alves Tubiba.
Representarão a CBTM a Líder de Seleções Paraolímpicas Kátia Calleri e o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Luis Gustavo Amorim.