Notícia

TUDO PRONTO PARA O 1º CONGRESSO Paralímpico BRASILEIRO

Por CBTM

16/11/2010 16h49


Está tudo pronto para o 1º Congresso Paralímpico Brasileiro, que será realizado dias 19 e 20 de novembro, em Campinas (SP). Na segunda-feira, 08, a Comissão Científica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) se reuniu na cidade paulista, exatamente para conferir os últimos preparativos para o evento.

 

--- Estamos muito confiantes no sucesso do 1º Congresso Paralímpico Brasileiro devido ao alto nível da organização --- ressaltou o presidente do CPB, Andrew Parsons.

 

Outro indicativo apontado por Parsons como garantia de sucesso do Congresso foi a alta procura que as inscrições tiveram.  Em apenas dois dias de inscrições, mais de 180 pessoas de todo o país já haviam garantido sua participação. As 500 vagas foram preenchidas em menos de um mês. Os cursos do Pré-Congresso, que serão dias 17 e 18 de novembro, e contarão com especialistas internacionais, também tiveram suas inscrições esgotadas em apenas dois dias.

 

--- A grande procura é uma prova de que havia uma demanda de eventos desse tipo, que discutam cientificamente o Esporte Paralímpico, principalmente chancelados pelo CPB. Certamente dos trabalhos apresentados no Congresso surgirão muitas novidades para o Esporte Paralímpico, que nos apontarão caminhos interessantes.

 

O coordenador da Academia Paraolímpica Brasileira e professor da Unicamp, José Júlio Gavião, destacou a continuidade da procura por vagas, mesmo após as inscrições terem se encerrado.

 

--- Ainda existe uma grande distância entre a ciência e a sociedade. Esse congresso mostra que os profissionais que trabalham diretamente com a sociedade estão buscando essa aproximação, que é exatamente um dos objetivos do Congresso --- disse Gavião.

 

O Congresso

O 1º Congresso Paralímpico Brasileiro é uma promoção do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), através da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Serão dois dias de cursos e discussões com profissionais nacionais e internacionais especializados em Esporte Paralímpico. Serão abordados temas como a formação de recursos humanos para o Esporte Paralímpico, classificação funcional e treinamento e avaliação em Esporte Paralímpico.

 

Além disso, dias 17 e 18, à véspera do Congresso, haverá três cursos com convidados internacionais: Colin Higgs, do Conselho Internacional para Ciência do Esporte e Educação Física, falará sobre o processo de formação de jovens atletas; Marco Cardinale, da Associação Olímpica Britânica, abordará os princípios de treinamento; e Peter Van de Vliet, diretor científico e médico do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), tratará dos princípios da classificação funcional.

 

O público alvo do 1º Congresso Paralímpico Brasileiro são treinadores, classificadores funcionais, profissionais de áreas afins ao esporte Paralímpico, profissionais da área da saúde, professores e estudantes universitários.

 

Cerca de 50 trabalhos de todo o país foram inscritos para serem apresentados durante o Congresso.

 

--- Esperamos conseguir atingir a comunidade paraolímpica no que ela mais precisa, que é a divulgação de informações, estudos, pesquisas --- explica o diretor técnico do CPB, Edílson Alves Tubiba.

 

Representarão a CBTM a Líder de Seleções Paraolímpicas Kátia Calleri e o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Luis Gustavo Amorim.

 

CPB 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?