Por CBTM
Mais de mil pessoas, entre atletas e espectadores, participaram, no dia 27 de novembro, da solenidade de encerramento das Olimpíadas da Cidadania, quando se realizaram as últimas provas e a entrega de medalhas e troféus no Bayer Esporte Clube (BEC).
Em sua 16ª edição, as Olimpíadas iniciadas em 12 de outubro reuniram mais de nove mil atletas em diversas provas, realizadas durantes sete finais de semana consecutivos, com um público aproximado de 3.500 espectadores.
As Olimpíadas, promovidas pela ONG Sublime, com o patrocínio da Bayer e outros parceiros locais, deixaram de ser competições intermunicipais. “Neste ano, além de Belford Roxo, Mesquita, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Nova Friburgo, Paty de Alferes, Nilópolis, Queimados, Paracambi, Campos, Magé e São João de Meriti, todos os municípios do Rio de Janeiro, tivemos a participação de equipes de Minas Gerais e São Paulo”, diz Jandira Rosa, diretora da ONG Sublime.
“Planejamos realizar, em março ou abril, uma reunião com representantes de todos os municípios para melhorar a competição e integrar atletas de outros locais”, acrescenta, lembrando que o Rio vai abrigar, nos próximos anos, três grandes eventos esportivos mundiais: os Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).
Encerrado os jogos olímpicos deste ano, é hora de pensar nos próximos, em 2011. “As próximas edições das Olimpíadas terão estes eventos como norte. Além de promover a integração e a inclusão social, disseminar e incentivar a prática desportiva, nossos jogos servem para revelar talentos e disseminar o espírito olímpico”, avalia a dirigente da ONG Sublime. “Esperamos mobilizar um número maior de atletas e espectadores. O intercâmbio entre os municípios é fundamental, pois além de possibilitar aos atletas um ganho de experiência esportiva, dá oportunidade a jovens de relacionarem dentro de uma prática saudável”.
Como forma de incentivar a prática desportiva, foi realizado no dia 27 de novembro, último dia da Olimpíada, um jogo de pré-mirim de futebol de campo, para crianças de 6 a 8 anos, onde todos os pequenos atletas receberam medalhas de vencedores no final da partida. No mesmo dia, antes da premiação, foi realizada a tradicional prova de corrida rústica.
Modalidades
A Olimpíada teve competições masculinas e femininas de futebol de campo, futebol de salão, vôlei, handball, basquete, atletismo, natação, tênis de mesa, caratê shotokan e corrida rústica.
Nos dias 19 e 20 de novembro foi realizada no complexo esportivo do Bayer Esporte Clube (BEC), a Paraolimpíada da Cidadania, com provas de natação, judô, futebol de salão e hóquei sobre piso para crianças com necessidades especiais.
A Olimpíada da Cidadania é coordenada pela ONG Sublime, e desde sua criação, em 1995, conta com o patrocínio da Bayer, que apóia a Paraolimpíada da Cidadania. Mais de 88 mil atletas já participaram desse evento, que é realizado anualmente há 15 anos e se constitui na principal competição esportiva comunitária da Baixada Fluminense.
“A Bayer considera fundamental uma boa relação com a comunidade onde está presente. Em Belford Roxo, mais uma vez foi uma satisfação para nós proporcionar essa oportunidade de inclusão social e superação por meio do esporte para 9000 atletas, incluindo 380 portadores de necessidades especiais, organizada pela ONG Sublime”, avalia Arturo Dominguez Rodriguez, consultor de Responsabilidade Social da Bayer.
Os Números das Olimpíadas da Cidadania em 2010
Futebol de Salão, 1500 atletas, 100 times
Voleibol, 756 atletas, 51 times
Futebol de campo, 1908 atletas, 106 times
Handball, 855 atletas, 57 times
Basquete, 1590 atletas, 106 times
Atletismo, 180 atletas
Corrida rústica, 370 atletas
Natação, 883 atletas
Tênis de mesa, 295 atletas
Caratê, 580 atletas
Xadrez, 81 atletas
Portadores de deficiência, 380 atletas (Paraolimpíadas)
Total: 9378 atletas