Notícia

CPB LANÇA EDITAL PARA O CLUBE ESCOLAR Paralímpico 2011

Por CBTM

16/12/2010 10h35


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) apresenta, nesta segunda-feira, 06, o edital do Projeto de Desenvolvimento do Clube Escolar Paralímpico. O programa, que teve início em 2010, tem como objetivo promover o fomento e o desenvolvimento esportivo escolar dos futuros atletas Paralímpicos do país.

“Foi um ótimo primeiro ano de programa. Como todo programa novo, nos debruçamos sobre os erros e acertos e estamos melhorando para 2011, seguindo este continuo processo de avaliação para alcançarmos a excelência”, explica o presidente do CPB, Andrew Parsons.

Em seu ano de estreia, o Clube Escolar Paralímpico beneficiou 18 projetos, atendendo 640 alunos, com 121 profissionais envolvidos.

“A grande maioria dos projetos foram bem sucedidos, alguns até acima do esperado. Cerca de 650 jovens atletas foram atendidos e queremos ampliar esse número já em 2011”, disse Parsons.

Por isso, as entidades que desenvolveram um bom trabalho terão a oportunidade de continuar em 2011.

“Aquelas que tiveram uma boa avaliação e apresentarem interesse em continuar, serão renovados”, explica diretor técnico do CPB, Edílson Rocha Tubiba.

“Nem todos os projetos de 2010 seguirão. Assim, estimulo todos os clubes do Brasil a lerem atentamente o edital e participarem do Programa Clube Escolar Paralímpico”, convidou Parsons.

Verba definida
Serão destinados aos projetos do Clube Escolar Paralímpico de 2011 R$ 1,2 milhão. Este valor será dividido pelos 20 projetos aprovados. Desta forma, Cada projeto será contemplado no máximo com R$ 60 mil, para atender a 10 (dez) meses de funcionamento do Clube Escolar Paralímpico com início previsto em março de 2011 e o término em Dezembro de 2011. A verba poderá ser utilizada para contratação de pessoal, transporte, aquisição de material esportivo e equipamento, estrutura e divulgação do projeto.

A documentação e o projeto básico deverão ser encaminhados via postal até o dia 21 de janeiro de 2011.

Entre as principais mudanças do programa para este ano é a padronização dos preços.

“Foi feita uma planilha de preços para evitar discrepâncias e facilitar a aquisição dos materiais necessários para o desenvolvimento dos projetos”, explica o Tubiba.

Pré-requisitos
As entidades devem apresentar projetos de atendimento esportivo Paralímpico em 2011 para alunos com deficiência física, intelectual e/ou visual, matriculados e frequentes em escolas públicas ou particulares, de ensino fundamental, médio e especializadas, reconhecidas pelo MEC. Para ingresso no projeto o aluno deverá ter a idade mínima de 06 anos e idade máxima de 20 anos. O projeto poderá ser direcionado para uma modalidade, deficiência e gênero ou aberto com composição de mais de uma modalidade, deficiência e gênero.

Outros pré-requisitos devem ser levados em conta: a entidade deverá possuir no mínimo 01 (um) ano de funcionamento; registro de entidade sem fins lucrativos; filiada a Confederação ou Associação Nacional esportiva vinculada ao CPB; prevê no seu estatuto o desenvolvimento de esporte para pessoas com deficiência física, visual e/ou intelectual.

A seleção dos projetos será realizada pela Comissão Interna, com base em critérios estabelecidos de relevância, amplitude da ação, contrapartida, viabilidade físico-financeira, continuidade do projeto, priorizando as ações desenvolvidas nas áreas de atuação do Clube Escolar Paralímpico, disponibilizado no Planejamento Estratégico do Esporte Paralímpico Brasileiro.

Os resultados da seleção de projetos serão divulgados via Internet, no site oficial do CPB (www.cpb.org.br), até o dia 11 de fevereiro de 2011. Durante os meses de fevereiro e março de 2011 o Comitê Paralímpico Brasileiro irá assinar os contratos dos projetos aprovados.

CPB

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?