Por CBTM
Mesmo depois de uma temporada movimentada, com participações em inúmeras competições nacionais e internacionais, o mesatenista do Fluminense Hugo Calderano, grande aposta do clube para a Olimpíada de 2016, continua a intensa rotina de treinamentos.
Nas últimas semanas, o jovem atleta, de apenas 14 anos, recebeu um presente especial: teve a oportunidade de treinar com Thiago Monteiro, que também faz parte da seleção brasileira adulta e tem no currículo duas participações em Jogos Olímpicos, duas medalhas de ouro em Sul-Americanos e cinco medalhas em Pan-Americanos, entre outras conquistas.
"É muito bom passar por essa experiência. O Thiago é um atleta de alto nível e que já viajou bastante. Ano que vem vou disputar duas competições internacionais (os Campeonatos Sul-Americano e Latino) e, neste momento, o treinamento é muito importante", resumiu Calderano, que em janeiro vai a São Paulo para participar de uma importante seletiva da categoria adulta.
Os elogios de Hugo Calderano têm fundamento. Thiago Monteiro representa o Brasil nas principais disputas internacionais desde 1999. Há nove anos vivendo e treinando na França, onde compete pelo Bayard Argentan, o mesatenista, que chegou ao Rio no início do mês para se recuperar de uma cirurgia no punho direito, realizada em novembro, agradeceu ao Fluminense por colocar toda a estrutura do clube à sua disposição.
"Passei por uma cirurgia e agora estou na fase final da minha recuperação. O Fluminense abriu as portas da sede para que eu voltasse a bater bola devagar e me ofereceu toda a estrutura do clube. Além disso, o Hugo está me ajudando bastante. Estou feliz e grato por essa oportunidade. Espero voltar a competir em breve", disse.
Thiago, que treina nas Laranjeiras até o dia 17 deste mês, elogiou a qualidade de Hugo Calderano e o apontou como uma das maiores promessas surgidas no tênis de mesa brasileiro nos últimos anos.
"Conheci o Hugo há pouco tempo, mas já tinha ouvido falar dos seus resultados expressivos no infantil. Sei que ele já faz parte da seleção brasileira e, sem dúvida, tem um grande futuro pela frente", projetou Thiago, revelando que está aproveitando ao máximo os treinamentos com a promessa tricolor.
"Essa troca de experiências também é valida para mim, mesmo sendo mais velho que ele. É sempre bom ver o que está acontecendo no Brasil, já que estou na França desde 2001", disse, lembrando que é amigo do treinador do Fluminense. "A convivência com o Ricardo "Cebola", que me viu começando a jogar, é muito legal", finalizou.