Por CBTM
As férias escolares também acontecem nas 132 unidades da Fundação CASA desde o início de dezembro - e se estendem até o começo de fevereiro. As 14 unidades da Divisão Regional Norte oferecem programação variada, com atividades esportivas, oficinas culturais, passeios e filmes, entre outras.
A Divisão abrange as cidades paulistas de Franca, São Carlos, Taquaritinga, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Araraquara, Barretos e Batatais.
Em Ribeirão Preto, nas unidades de internação (UI) Ribeirão Preto e Rio Pardo, e da Ouro Verde, de internação provisória (UIP), os jovens terão oficinas de hip-hop (com o GADA), capoeira, leitura, cartas, percussão, violão e cavaco com o projeto Guri. Também haverá aulas de circo, com demonstrações de mágicas e ilusionismo, e uma oficina para a fabricação de pipas.
Ainda haverá jogos virtuais, sessão de cinema, bingo e as tradicionais práticas esportivas (tênis de mesa, futebol, vôlei etc.) junto às alternativas, que ocorrem com menor frequência, como badminton, cross country e condicionamento físico. As oficinas de educação profissional de hidráulica, garçom, pizzaiolo e manutenção e montagem de computadores serão retomadas a partir do dia 24 de janeiro.
A maior parte dessas atividades também acontece na unidade de semiliberdade (US) do município, que também proporcionará jogos lúdicos e oficinas de teatro para os jovens.
Nas duas CASAs de Franca, por sua vez, se destacam as dinâmicas culturais, o futsal, jogo de peteca, oficinas de valorização da vida e saraus.
Já em São Carlos, a CASA local propõe atividades esportivas – com ênfase no vôlei e no handbol –, jogos de tabuleiro (xadrez, damas e bingo) e oficinas diversificadas, como cestos e bijuterias. Na semiliberdade, os adolescentes poderão assistir a shows no Sesc do município, visitar o parque ecológico e museus, além de fazer oficinas de velas artesanais e pintura.
Na CASA Taquaritinga, os jovens terão campeonatos internos de vôlei, futsal, tênis de mesa, queimada, handbol e streetball. Também se destacam as oficinas de bordado em tela, judô, cavaco e violão, mosaico e trabalho com fios.
Em Sertãozinho, a novidade serão os jogos cooperativos, o tênis de quadra e as sessões do Cine Reflexão (filmes seguidos de discussões temáticas). Também haverá campeonatos internos de futebol, basquete e streetball; sessões de Sodoku e caça-palavras; e oficinas de música e de drogadição.
A CASA Araraquara terá o apoio do GADA e do Projeto Guri nas atividades culturais, como hip-hop, capoeira e oficinas de violão e percussão. Também ocorrerão gincanas, campeonatos esportivos, salto em distância (atletismo) e os cursos de qualificação profissional – lancheteria, informática básica, entre outros. Na semiliberdade, os jovens também farão atividades físicas em uma academia de musculação da cidade.
A Unidade de Semiliberdade de Barretos, entre as atividades previstas, levará os jovens ao Museu Paleontológico em Monte Alto. Também serão feitas excursões ao Clube Rio das Pedras, em Barretos, Museu do Automóvel, em Bebedouro, e à prainha de Sertãozinho.
Em Batatais, os adolescentes da unidade de semiliberdade conciliarão as atividades lúdicas (gincana, cinema, entre outros) com o início da profissionalização, o que inclui uma visita à empresa Refrescos Ipiranga, em Ribeirão Preto, no dia 24 de janeiro.