Por CBTM
Promover ações de incentivo à prática de atividades físicas entre os clientes é uma boa alternativa para ajudar a valorizar a imagem da sua empresa. E não é só isso. Indiretamente, esse tipo de ação pode contribuir até mesmo com o aumento do volume de vendas da loja, principalmente de produtos que proporcionam maior qualidade de vida.
Nos Supermercados Cardoso, três unidades, em Salvador (BA), por exemplo, a procura por alimentos saudáveis aumenta consideravelmente durante as semanas que antecedem a Corrida e Caminhada Solidária, promovida há quatro anos pela rede. "Nossos consumidores realmente vestem a camisa do evento", afirma Márcio Cardoso, proprietário.
Segundo Marco Quintarelli, consultor da Azo Negócios, o fato de essas ações estarem relacionadas a dois temas em voga: qualidade de vida e responsabilidade social, ajuda a garantir seu sucesso. "Não há dúvidas de que esses são os valores que o novo consumidor busca nas lojas onde costuma fazer suas compras", diz o consultor.
Pensando nisso, na edição de janeiro de SM ensinamos como organizar maratonas de corridas e caminhadas. Agora, vamos mostrar quais outras modalidades esportivas podem fazer parte do programa de incentivo à prática de atividades físicas da sua loja.
Perfil dos clientes dita a modalidade esportiva a ser trabalhada. Para garantir o sucesso do programa, a primeira dica é avaliar o perfil do público que frequenta a loja. Essa medida vai permitir a escolha de atividades que vão atender a necessidades dos clientes.
Se a maior parte do público da sua loja for formada por pessoas de mais idade, a dica é promover seções de alongamento, ginástica e até mesmo partidas de bocha. Quando feitas regularmente, essas atividades ajudam a prevenir e a controlar problemas de saúde comuns a idosos, como osteoporose e pressão arterial.
Essas atividades podem ser realizadas em parques e praças, ou até mesmo no estacionamento da loja, se tiver um bom espaço. Apesar de serem simples, é importante que profissionais capacitados ministrem as aulas, que podem ocorrer semanalmente.
Para os jovens os esportes de competiçãoPara o público mais jovem, os esportes de competição como basquete, vôlei, futebol, handbol, e de velocidade caso do ciclismo, são os mais indicados.
Um exemplo interessante vem da bandeira Extra, do GPA (Grupo Pão de Açúcar). Em diferentes regiões do País a rede promove o Passeio Ciclístico Extra. Cerca de 50 mil pessoas já participaram do evento, que acontece em circuito de rua. Em junho do ano passado, um dos passeios foi promovido em Fortaleza (CE). Foram 15 km de percurso pelas principais ruas da capital cearense.
Mas para promover um evento desse tipo é necessário solicitar autorização da prefeitura, para que ocorra a liberação e sinalização adequada das ruas que farão parte do circuito. Também é necessário investir na segurança dos participantes.
O Extra, por exemplo, disponibiliza carros de apoio, ambulâncias e ciclistas balizadores, em todas as edições de seu Passeio Ciclístico. Buscar apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também é importante. Para incentivar os clientes a participarem, as lojas Extra que ficam mais próximas do circuito oferecem serviços gratuitos de assistência técnica, revisão e ajustes das bicicletas, um dia antes do passeio.
Ginásios públicos também são ótimos lugares para promover corridas de bicicleta, assim como partidas de futebol, basquete e handbol.
Foco social
Também é possível dar um foco social ao projeto de esportes da sua loja. Para isso, basta que a ação vise a melhoria de algum ponto negativo presente na comunidade. O baixo índice de escolaridade entre crianças e adolescentes que moram na região onde a loja está localizada, é um exemplo.
O objetivo neste caso é incentivar esses jovens a voltar a estudar. A dica é solicitar dos interessados em participar do programa de esportes o comprovante de matrícula escolar, de frequência regular às aulas e o boletim de notas.
Neste caso, as modalidades esportivas mais indicadas são aquelas que ajudam na concentração, como Tênis de Mesa e, até mesmo, o xadrez. Também vale os mais populares entre os jovens, como o futebol. Nessa linha, o GPA tem outro projeto bem interessante. É o Paec (Pão de Açúcar Esporte Clube).
Trata-se de uma equipe de futebol profissional formada por jovens carentes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Recentemente, o time participou das competições da Federação Paulista de Futebol. O GPA dá toda a assessoria necessária para os meninos, como atendimento integral em centros de treinamento. O objetivo é que um dia o time seja conhecido nacionalmente.
Elaborar um projeto com ações de incentivo à prática de atividades esportivas pode ser um pouco trabalhoso, mas os resultados compensam. Pense nisso e coloque seus clientes para se exercitarem o quanto antes.